Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Abanca conclui integração da atividade do Novo Banco em Espanha

O processo envolveu a migração de 260.929 contratos e agora os clientes do Novo Banco português podem operar normalmente, tanto pessoalmente na rede de agências do Abanca, como através dos canais bancários remotos.

DR
24 de Outubro de 2022 às 12:29
  • ...
O banco espanhol Abanca concluiu este fim de semana a integração da atividade do Novo Banco em Espanha com a transferência da atividade operacional, foi anunciado esta segunda-feira.

Num comunicado, a empresa disse que a última operação do processo consistia em transferir a atividade para a plataforma tecnológica e operacional do Abanca, uma ação que foi concluída sem incidentes.

O processo envolveu a migração de 260.929 contratos e agora os clientes do Novo Banco português podem operar normalmente, tanto pessoalmente na rede de agências do Abanca, como através dos canais bancários remotos.

A migração tecnológica põe fim a um processo que começou em abril de 2021 com o anúncio do acordo preliminar entre o Abanca e o Novo Banco para a compra e venda do negócio deste último em Espanha.

"A transação reforça o posicionamento do Abanca em Espanha, especialmente em Madrid, e em segmentos de negócio que são estratégicos para o banco, tais como o negócio da banca pessoal e privada e o negócio empresarial, especialmente em operações extrapatrimoniais e atividade no estrangeiro", disse o banco.

Acrescenta que o Novo Banco traz um potencial de crescimento em linhas como os seguros, que o Abanca afirma estar a crescer.

O processo envolveu uma equipa de mais de 300 profissionais e 12 grupos de trabalho de ambos os bancos.

No total, foram executadas 1.460 tarefas e três testes para completar a migração de 661 milhões de registos e 260.929 contratos.

Segundo o Abanca, a integração tecnológica traz vantagens significativas para os clientes do Novo Banco, que beneficiam de maiores capacidades tecnológicas, atenção pessoal numa rede de 624 balcões em Espanha e 678 em todo o mundo.

Implica também o acesso a 1.166 dos seus próprios ATM e outros 14.500 como resultado dos acordos com Euro 6000, juntamente com mais produtos e uma presença internacional em 11 países da Europa e das Américas.

Esta é a sexta operação deste tipo do Abanca desde 2014, quando integrou o Banco Etcheverría; em 2017 fez a compra da Popular Servicios Financieros; em 2018 adquiriu o Deutsche Bank PCB Portugal, e também em 2018 comprou à Caixa Geral de Depósitos (CGD) o seu banco em Espanha, o Banco Caixa Geral; enquanto que em 2020 houve a compra da Bankoa.

Entretanto, a Agência Estatal de Administração Fiscal espanhola cancelou a autorização do Novo Banco para atuar como entidade colaboradora na gestão de cobranças após a sua integração no Abanca, segundo o Boletim Oficial do Estado (BOE) espanhol.

A resolução do departamento do Ministério das Finanças e Função Pública foi emitida após a agência espanhola do Novo Banco ter comunicado a integração tecnológica e operacional no Abanca Corporación Bancaria.

Como resultado da fusão, a Agência Fiscal procedeu ao cancelamento da autorização número 0194 para atuar como colaborador na gestão da cobrança, correspondente ao banco.

Consequentemente, comunicou que o Novo Banco deve proceder ao "cancelamento imediato das contas restritas referidas no artigo 5.º da Portaria EHA/2027/2007, de 28 de Junho (BOE de 9 de julho)".
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio