Notícia
Abanca assina compra do Targobank Spain ao francês Crédit Mutuel
Com esta aquisição, o volume de negócios do Abanca irá crescer 5,2% para 112.544 milhões de euros. Os mais de 500 trabalhadores do Targobank vão manter os seus postos de trabalho.
O Abanca celebrou nesta quarta-feira a compra do Targobank ao francês Crédit Mutuel, informou o banco liderado por Juan Carlos Escotet em comunicado.
"O Abanca e o BFCM (Banque Fédérative du Crédit Mutuel) assinaram, esta quarta-feira, na sede do Abanca em Madrid, o contrato de compra e venda do Targobank Spain, uma vez terminado o período de conformidade e a consulta aos representantes dos colaboradores previstos na legislação francesa", pode ler-se na nota de imprensa.
A instituição financeira espanhola especifica que a operação ficará concluída ainda este ano, uma vez dada a luz verde por parte do BCE, assim como a autorização do regulador espanhol para a concorrência e da direção-geral de seguros e fundos de pensões do país. Já no próximo ano, será tempo de passar à fase de "integração tecnológica".
Com a aquisição do Targobank Spain, o volume de negócios do Abanca irá crescer 5,2% para 112.544 milhões de euros. "Os empréstimos ascendem a 49.219 milhões, mais 6,9%, os depósitos totalizam 51.390 milhões, com um aumento de 4,4% e o número de balcões é de 727, mais 7,5%. O rácio de mora global é de 2,1% e a cobertura é de 86%", acrescenta o banco espanhol.
No que toca aos recursos humanos, com esta operação serão mantidos os 541 profissionais do Targobank Spain.
Os lucros do Abanca cresceram 40,7% no ano passado, face a 2021, para 217 milhões de euros.