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AB InBev vai vender Corona à Constellation Brands para salvar compra do Modelo
A Anheuser-Busch InBev, a maior fabricante de cerveja do mundo, vai vender a sua unidade da Corona nos Estados Unidos por 2,9 mil milhões de dólares, cerca de 2,15 mil milhões de euros, numa tentativa de salvar a aquisição do Grupo Modelo após a ameaça das entidades americanas em bloquear o negócio.
A AB InBev vai vender à Constellation a cervejaria Modelo em Piedras Negras, no México, para além de direitos perpétuos pela Corona e pelas marcas Modelo nos Estados Unidos, por 2,9 mil milhões de dólares, que lhe irão permitir adquirir o resto do grupo Modelo, contornando as políticas da concorrência americanas, que temiam um monopólio, segundo a Bloomberg.
O acordo procura satisfazer as autoridades americanas, que ameaçaram intervir na proposta da AB InBev, na ordem dos 20,1 mil milhões de dólares, pelo resto do Modelo. As autoridades defendiam que a fusão iria afectar a concorrência e levar ao aumento de preços, visto que a AB InBev controla quase metade do mercado americano das cervejas, enquanto a Corona é a marca mais importada pelo país.
A queixa, apresentada a 31 de Janeiro, levou a quedas acentuadas nesse dia, nas acções das três empresas envolvidas, com o Modelo a depreciar 6,76%, a AB InBev 7,79% e a Constellation 17,39%.
“A Corona nos Estados Unidos era a jóia que eles tinham de vender”, afirmou Trevor Stirling, analista da Sanford C. Bernstein. “O prémio era ter acesso ao México”.
A venda à Constellation acaba com todas as preocupações do governo, afirmou a empresa cervejeira. A compra do resto da empresa mexicana vai gerar mil milhões de dólares de receitas e benefícios, afirmou hoje a AB InBev, acima da previsão de 600 milhões de dólares.