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A desilusão do Google Wave

Uma das ferramentas de comunicação mais badaladas do ano passado foi oficialmente descontinuada pela Google.

06 de Agosto de 2010 às 11:06
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A promessa dos executivos da Google de “substituir o email tradicional” com o Wave acabou por se revelar uma das desilusões do ano: o serviço Wave foi oficialmente descontinuado esta semana pela empresa, após pouco mais de um ano do seu lançamento.

A mescla entre “e-mail, serviço de partilha de ficheiros, enciclopédia colaborativa (ex. Wikipédia) e de rede social”, anunciada no último Outono com pompa e circunstância, acabou por falhar porque, de acordo com o “feedback” nas redes sociais e nos blogues especializados, ninguém sabia ao certo como utilizar a nova ferramenta, sem se perceber que tipo de benefício traria aos seus utilizadores.

De acordo com a Google, citada pelo blog “TechCrunch”, não se verificou “a adesão que nós teríamos gostado por parte dos utilizadores”.

O Google Wave foi lançado a título experimental no ano passado, acessível através de convites limitados enviados entre os utilizadores. O “hype” em redor da aplicação foi grande - chegando a ser vendidos convites no eBay por 70 dólares, segundo a “Mashable” -, o que realça agora ainda mais a desilusão que o anúncio da descontinuação do serviço provocou.

A opinião nos blogues especializados e nas caixas de comentários é geral: o Wave enfermava de um sentimento geral de dúvida e cepticismo em relação às suas reais utilizações, afastando potenciais utilizadores da aplicação. A própria Google não esclareceu de forma convincente, alegam, sobre as potencialidades da nova ferramenta.

A Google irá manter o serviço na rede até pelo menos ao final do ano e utilizará alguns dos seus elementos mais relevantes noutras aplicações a desenvolver pela empresa.

Este não é o primeiro ‘flop’ da Google nas suas incursões nas redes sociais, depois dos problemas em redor do Google Buzz, na sequência de muitas críticas devido às suas falhas nas definições de privacidade.

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