Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Taça de Portugal leiloada por 30 mil euros numa falência de 17 milhões

Dois anos após a maior conquista do Desportivo das Aves ter sido arrestada à SAD, que entrou em insolvência com o Estado a haver mais de três milhões de euros, o troféu foi arrematado num leilão eletrónico.

04 de Outubro de 2022 às 10:35
  • ...

No verão de 2020, despromovido da I Liga de Futebol ao Campeonato de Portugal – então terceiro escalão nacional -, a SAD do Desportivo das Aves tentou salvar-se da falência com a adesão ao Processo Especial de Revitalização (PER), apresentando-se com dívidas de 17,1 milhões de euros, dos quais 2,56 milhões ao Fisco e 557 mil euros à Segurança Social.

 

Numa lista de 110 credores, contam-se dezenas de futebolistas e ex-treinadores, como Nuno Manta Santos (com créditos de 525 mil euros) e Lito Vidigal (342 mil euros), figurando também, por exemplo, Tânia Inácio, filha de Augusto Inácio, que treinou o Aves entre janeiro e outubro de 2019, que reclama oito mil euros na condição de antiga funcionária da SAD.

 

A Galaxy Believers, acionista maioritária da SAD, reclama 4,64 milhões, enquanto Estrela Costa, esposa do administrador chinês Wei Zhao e encarregue pela gestão do futebol profissional do Desportivo das Aves, diz que tem a haver 153 mil euros por "adiantamento de despesas".

 

Mas a SAD não tinha viabilidade, pelo que o PER encerrou sem sucesso, tendo o processo seguido para a insolvência, em sede do qual viria a ser arrestada a sua Taça de Portugal, que foi conquistada em 2018, após uma vitória, por 2-1, diante do Sporting.

 

O troféu que representa a mais bonita página do historial do Aves foi colocado em leilão electrónico, a 4 de Agosto passado, com um valor base de 1.600 euros.

 

Esta terça-feira, 4 de Outubro, encerrado o leilão, pelas 10 horas, registou-se que a última licitação pelo troféu fixou-se em 30 mil euros.

 

O Aves viria a refundar-se com outro nome – o Clube Desportivo das Aves 1930, que teve que iniciar pelos escalões mais baixos da Associação de Futebol do Porto.

 

Após duas subidas seguidas, disputa agora a Divisão de Honra, sexto escalão do futebol português.

Ver comentários
Saber mais desportivo das aves sad taça de portugal leilão per insolvência credores galaxy believers wei zhao
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio