Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Câmara de Santo Tirso resgata Taça do Aves em leilão por 30 mil euros

A Taça de Portugal ganha em 2018, que tinha sido arrestada na sequência da insolvência da SAD do Desportivo das Aves - com dívidas de 17,1 milhões de euros -, foi arrematado pela autarquia num leilão online em que o troféu tinha sido colocado com o valor base de 1.600 euros.

04 de Outubro de 2022 às 11:13
  • ...

A última licitação do leilão electrónico do troféu que representa a mais bonita página do historial do Desportivo das Aves, cuja SAD faliu com dívidas de 17,1 milhões de euros, foi dada pela Câmara de Santo Tirso, que arrematou a Taça de Portugal ganha em 2018 por 30 mil euros.

"A compra do troféu da Taça de Portugal conquistada pelo Aves foi uma decisão que visou garantir a permanência deste importante troféu no clube", explica o presidente da Câmara de Santo Tirso, em comunicado.

 

"Não podíamos permitir que um troféu com tanta relevância para a história do desporto no concelho ficasse na posse de um privado, porventura de alguém sem qualquer ligação à Vila das Aves ou ao clube, pelo que o município de Santo Tirso fez questão de evitar que tal acontecesse", justiça Alberto Costa.

O troféu tinha sido colocado no e-leilões a 4 de Agosto passado, com um valor base de 1.600 euros.

 

Esta terça-feira, 4 de Outubro, com o encerramento do leilão marcado para as 10 horas, uma sucessão de lances para lá da hora-limite, em cumprimento das regras que ditam que "as licitações nos últimos cinco minutos aumentam a data de fim do leilão em cinco minutos", só terminou por volta das 10h35, com a última oferta a ser assinada pela Câmara de Santos Tirso.

No verão de 2020, despromovido da I Liga de Futebol ao Campeonato de Portugal – então terceiro escalão nacional -, a SAD do Desportivo das Aves tentou salvar-se da falência com a adesão ao Processo Especial de Revitalização (PER), apresentando-se com dívidas de 17,1 milhões de euros, dos quais 2,56 milhões ao Fisco e 557 mil euros à Segurança Social.

 

Numa lista de 110 credores, contam-se dezenas de futebolistas e ex-treinadores, como Nuno Manta Santos (com créditos de 525 mil euros) e Lito Vidigal (342 mil euros), figurando também, por exemplo, Tânia Inácio, filha de Augusto Inácio, que treinou o Aves entre janeiro e outubro de 2019, que reclama oito mil euros na condição de antiga funcionária da SAD.

 

A Galaxy Believers, acionista maioritária da SAD, reclama 4,64 milhões, enquanto Estrela Costa, esposa do administrador chinês Wei Zhao e encarregue pela gestão do futebol profissional do Desportivo das Aves, diz que tem a haver 153 mil euros por "adiantamento de despesas".

 

Mas a SAD não tinha viabilidade, pelo que o PER encerrou sem sucesso, tendo o processo seguido para a insolvência, em sede do qual viria a ser arrestada a sua Taça de Portugal, que foi conquistada em 2018, após uma vitória, por 2-1, diante do Sporting.



(Notícia atualizada às 11:21)

Ver comentários
Saber mais Desportivo das Aves Santo Tirso SAD economia negócios e finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio