Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sporting reclama 93 mil euros a Luís Duque

O clube de Alvalade instaurou um processo cível ao ex-administrador, alegando que não foram cumpridos todos os preceitos legais aquando do pagamento da primeira tranche da indemnização acordada com Godinho Lopes.

Miguel Baltazar/Negócios
25 de Junho de 2015 às 11:19
  • ...

O Sporting Clube de Portugal instaurou um processo cível ao ex-administrador Luís Duque, que ocupa actualmente o cargo de presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, em que exige 93.480 euros, noticia esta quinta-feira, 25 de Junho, o "Correio da Manhã".

 

Esta verba é relativa à indemnização total de 307.500 euros a que Luís Duque teria direito quando deixou o clube em 2012. No processo, que deu entrada na Comarca de Lisboa, Instância Central, 1.ª Secção Cível, no dia 15 de Junho, o clube de Alvalade defende que não foram cumpridos todos os preceitos legais aquando do pagamento da primeira tranche.

 

No Relatório & Contas da Sporting SAD referente ao exercício 2012/13, com informação auditada pela PwC e enviada à CMVM, era indicado que Duque, que abandonou o clube em Outubro de 2012, teria ainda a receber um valor indemnizatório que ascendia a 205 mil euros, tendo por base o acordo de revogação por mútuo acordo assinado a 22 de Outubro de 2012.

 

No entanto, numa entrevista ao jornal "Record" a 10 de Setembro de 2013 – já com Bruno de Carvalho na presidência leonina –, o ex-administrador garantiu que o acordado com o antecessor, Godinho Lopes, tinha sido apenas "o pagamento de uma verba que, na prática, correspondia aos salários vindouros" e que só teria efeito enquanto essa administração da SAD permanecesse.

 

"A partir do momento em que a administração da SAD caísse, não receberia nem mais um tostão. Isto era clarinho para mim. A verba que agora falam [200 mil euros] e que tem a ver com os valores correspondentes ao período após as eleições nunca os reivindicarei. Nem sequer faziam parte desse acordo. Não quero receber qualquer dinheiro, podem tirá-lo lá das contas", declarou Luís Duque.

 

Ora, um dia após a publicação dessa entrevista, o Sporting emitiu um comunicado em que sublinhava que o antigo dirigente – à semelhança de outro ex-quadro, Carlos Freitas, que saiu na mesma altura e com um acordo semelhante – não tinha então indemnização a receber. "Após a leitura das declarações de Luís Duque à comunicação social, percebeu esta Administração que, ao invés do escrito nos acordos, os mesmos cessaram na altura das eleições da nova Direcção, a 23 de Março de 2013, não havendo assim, lugar a mais qualquer pagamento pela Sporting SAD, a Luís Duque e Carlos Freitas", lia-se no comunicado.

 

Segundo o "Correio da Manhã", que cita fonte próxima do processo, a instauração agora deste processo cível poderá levar o tribunal a condenar a SAD a liquidar todo o valor do acordo e a ser questionada também sobre verbas que não terão chegado à Segurança Social relativas aos valores pagos anteriormente ao ex-administrador. Em Outubro de 2014, por acordo entre Benfica e FC Porto, Duque foi proposto para a liderança da Liga de Clubes à revelia dos "leões" (que tinham um processo na Justiça contra a antiga equipa de gestão da sociedade), acabando por ser eleito com a aprovação de 27 clubes da I e II Ligas para o cargo.

Ver comentários
Saber mais Sporting Luís Duque indemnização Godinho Lopes SAD
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio