Notícia
Jogadores estrangeiros continuam a dominar o futebol português
Os jogadores estrangeiros continuam a estar em maioria no futebol português. Na Liga Nos, 52% dos jogadores são de outras nacionalidades. FC Porto e Estoril são os que mais utilizam estrangeiros.
Os jogadores portugueses na Liga Nos, primeira divisão do futebol nacional, continuam a estar em minoria. Apesar de este ano a diferença ser menor, 52% dos jogadores a actuar em Portugal são estrangeiros, revela esta sexta-feira, 4 de Março, o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol.
Na época transacta, 54% dos jogadores a actuar em Portugal eram estrangeiros, enquanto 46% eram portugueses. Já na primeira metade desta temporada, a média de jogadores estrangeiros utilizados baixou para os 52%.
O FC Porto e o Estoril são os que mais dependem dos jogadores estrangeiros: em média, 11 dos 14 jogadores utilizados por jogo são de nacionalidade estrangeira. Por outro lado, o Belenenses é o líder na utilização de jogadores portugueses, com 13 dos 14 futebolistas utilizados a serem portugueses.
Na totalidade dos jogadores inscritos na Liga Nos, FC Porto, Benfica e Arouca são os que mais têm jogadores de outras nacionalidades, enquanto o Vitória de Guimarães, o Belenenses e o Paços de Ferreira são os clubes que têm mais portugueses.
Até à 17.ª jornada da Liga Nos, apenas em três jornadas foram utilizados mais jogadores portugueses do que estrangeiros.
Já na Segunda Liga, acontece o contrário: 58% dos jogadores utilizados são portugueses e 42% são estrangeiros. Mesmo assim, o ano passado a diferença ainda era maior, em que 63% dos futebolistas eram portugueses.
Relativamente às idades, a maioria dos futebolistas usados na primeira divisão tem entre 24 e 28 anos. Na Segunda Liga, a maioria dos jogadores tem menos de 23 anos, diz o sindicato.