Notícia
Sondagem: Benfica favorito para ganhar o campeonato
Uma sondagem da Aximage conclui que 57,6 % dos inquiridos acredita que o Benfica vai mesmo conseguir o seu 37.º campeonato e arrecadar o penta. À 29.ª jornada, o clube da Luz leva um ponto de avanço em relação ao Porto que no próximo domingo se desloca à Luz.
O Benfica é o favorito para ganhar o campeonato de futebol deste ano, de acordo com uma sondagem da Aximagem realizada para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã. 57,6% dos inquiridos não tem dúvidas de que o clube da Luz conquistará o seu 37.º campeonato e o 5.º seguido nos últimos anos.
À 29.ª jornada, o Benfica vai à frente na tabela, mas apenas com um ponto de diferença em relação ao segundo classificado, o Futebol Clube do Porto – 74 e 73 pontos, respectivamente. O Sporting, em terceiro, tem uma diferença de seis pontos em relação ao Benfica.
No próximo domingo, o Porto joga na Luz, e resultado do encontro poderá ser decisivo para o campeonato, uma vez que uma derrota do Benfica, ou mesmo um empate, deixará ainda tudo em aberto. Além disso, na penúltima jornada será a vez de o Benfica ir jogar ao estádio de Alvalade.
Os benfiquistas, contudo, estão optimistas: entre os adeptos encarnados inquiridos pela Aximage, 81,1% acreditam que o seu clube vai mesmo arrecadar o penta. Uma fatia de cerca de 15%, contudo, ainda duvida.
Numa altura em que o Sporting atravessa uma fase difícil, muito devido às polémicas que envolveu o líder do clube, os adeptos de Alvalade já não esperam que seja ainda possível trazer a taça. Entre os inquiridos pela Aximage que se dizem sportinguistas, apenas 3,6% acredita ainda num milagre. 56,3% antecipam que o Benfica vai ganhar o campeonato e 30,9% apontam antes para o Porto.
Já entre os adeptos portistas, a maioria diz que continua tudo em aberto: 73% afirmam que o Dragão é que será o vencedor desta época e só 19,8% admitem que será o Benfica.
Entre os benfiquistas, nenhum diz acreditar que o Sporting possa ganhar e apenas 7,4% dizem que o Porto dará ainda a volta ao resultado e levará a taça.
FICHA TÉCNICA
Universo: indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidor de telemóvel.
Amostra: aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, actividade e voto legislativo) e representativa do universo e foi extraída de um sub-universo obtido de forma idêntica. A amostra teve 601 entrevistas efectivas: 290 a homens e 311 a mulheres; 57 no Interior Norte Centro, 82 no Litoral Norte, 106 na Área Metropolitana do Porto, 115 no Litoral Centro, 163 na Área Metropolitana de Lisboa e 78 no Sul e Ilhas; 98 em aldeias, 165 em vilas e 338 em cidades. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral.
Técnica: Entrevista telefónica por C.A.T.I., tendo o trabalho de campo decorrido nos dias 8 a 12 de Abril de 2018, com uma taxa de resposta de 72,0%.
Erro probabilístico: Para o total de uma amostra aleatória simples com 601 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,020 (ou seja, uma "margem de erro" – a 95% - de 4,00%).
Responsabilidade do estudo: Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direcção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz.
(notícia corrigida a 15 de Abril: na penúltima jornada é o Benfica que vai a Alvalade e não o oposto, como inicialmente escrevemos)