Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

SDC supera preço da OPA com volume 28 vezes acima da média

Ao segundo dia da oferta pública de aquisição lançada pela Investéder, as acções bateram nos 2,9 cêntimos, o que não acontecia desde Dezembro. No fecho, alinharam com a contrapartida.

  • ...

A SDC Investimentos superou esta terça-feira, durante a sessão, o preço pago na oferta pública de aquisição (OPA) que está a ser alvo por parte dos seus gestores. Há acções que foram compradas e vendidas a valores 0,2 cêntimos acima dos 2,7 cêntimos prometidos pela Investéder.

 

Os títulos da SDC Investimentos, a antiga Soares da Costa e que é hoje em dia accionista minoritária da Soares da Costa Construção, fecharam nos 2,7 cêntimos, um avanço de 3,85%. Na sessão, chegaram a tocar nos 2,9 cêntimos, algo inédito desde Dezembro e que, portanto, nunca tinha acontecido desde o lançamento preliminar da OPA.

 

O capital da SDC é representado por 160 milhões de acções, sendo que é necessário alcançar mais de 50% deste valor, ou 80 milhões, para que a oferta efectivamente se concretize. Assim, para que a oferta tenha sucesso, é necessário que a Manuel Fino SGPS, que controla 59% da empresa, ou 94 milhões, venda a sua posição.

 

Na análise, obrigatória, que as administrações de empresas sob OPA têm de fazer, foi considera que a proposta feita pela Investéder era "oportuna".  A administração é composta por António Castro Henriques e Pedro Gonçalo dos Santos, que não se pronunciaram por serem da sociedade oferente, e pelo presidente, Manuel Alves Monteiro, e por José Fino, nomeado pela Investifino, de Manuel Fino.

 

Esta terça-feira, trocaram de mãos perto de 12 milhões de títulos naquele que foi o segundo dia da OPA. É um valor 28 vezes acima do habitual. Em média, são transaccionadas 404 mil acções por sessão.


A Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM) registou a oferta na passada quinta-feira, marcando o arranque da operação para esta segunda-feira. Na sessão de sexta, os títulos já tinham reagido em alta, mas fecharam nos 2,6 cêntimos por acção, onde permaneceram na segunda-feira. Esta terça-feira, voltaram a subir. 

 

A OPA da Investéder arranca depois de concluídos vários procedimentos que eram exigidos, como a alienação das posições nas concessões rodoviárias.

 

Conseguindo ou não mais de 90% dos direitos de voto da empresa, o que permitiria retirar a SDC de bolsa, a equipa da Investéder, Castro Henriques e Gonçalo Santos, acredita que tem motivos para proceder a essa retirada, pelo que defende a exclusão da SDC Investimentos do mercado de negociação bolsista.

  

A OPA da Investéder sobre a SDC Investimentos estende-se até 2 de Janeiro.

Ver comentários
Saber mais SDC Investimentos SDC Soares da Costa Construções António Castro Henriques Manuel Fino Investéder OPA
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio