Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EGF com impacto de 48 milhões no negócio da Mota-Engil

A empresa de resíduos, que passou a ser consolidada a 1 de Julho, teve um impacto no EBITDA do grupo de quase 20 milhões de euros. A aquisição da EGF contribuiu também para um aumento de 233 milhões da dívida líquida da Mota-Engil.

O Haitong avalia as acções da Mota-Engil em 2,00 euros, o que implica um potencial de valorização 40%. A recomendação é de neutral.

O banco de investimento assinala que a Mota-Engil expandiu a sua actividade para África e América Latina, que são agora os seus mercados mais importantes. No final do primeiro semestre a construtora tinha uma carteira de encomendas de 4,6 mil milhões de euros, com a o mercado europeu a ter um peso de apenas 20%. O Haitong estima que a dívida líquida de 1,5 mil milhões de euros desça nos próximos tempos devido à venda da Ascendi. “Contudo, a companhia ainda não conseguiu atingir um crescimento orgânico no seu ‘cash flow’ de forma a mostrar que pode reduzir a alavancagem de uma forma sustentada”, refere o Haitong, assinalando que apesar do potencial de valorização, a recomendação é neutral devido à “necessidade de uma maior clareza sobre as encomendas em África”.
Bruno Simão
Negócios 19 de Novembro de 2015 às 09:41
  • ...
A Empresa Geral de Fomento (EGF), que a Mota-Engil passou a consolidar a 1 de Julho, após a conclusão do processo de privatização, teve um impacto de 47,7 milhões de euros no volume de negócios do grupo e de 19,8 milhões de euros no EBITDA.

De acordo com os resultados do terceiro trimestre divulgados esta quinta-feira, 19 de NOvembro, ao nível dos resultados antes de impostos a consolidação da EGF teve um impacto de 860 mil euros, enquanto em termos de resultado líquido atribuível ao grupo o impacto foi negativo em 1,7 milhões de euros.

A consolidação do subgrupo EGF representou ainda cerca de 45,3 milhões de euros de resultado bruto e 5,4 milhões de resultados operacionais.

A aquisição e consolidação do grupo EGF teve ainda um impacto na dívida líquida da Mota-Engil de 233 milhões de euros.

A Mota-Engil venceu em 2014 a privatização da empresa de resíduos do grupo Águas de Portugal, oferecendo quase 150 milhões de euros.

A reversão desta venda foi um dos pontos acordados agora entre o PS e os partidos mais esquerda, ainda que os socialistas tenham condicionado esta e outras anulações de negócios ao não pagamento de indemnizações.
Ver comentários
Saber mais Mota-Engil EGF
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio