Notícia
Diretor do Ministério dos Transportes do Malawi detido por adjudicar contrato à Mota-Engil
O departamento anticorrupção do Malawi acusa diretor de aquisições de uso indevido de cargo público na adjudicação de um contrato para uma linha ferroviária à Mota-Engil.
O departamento anticorrupção do Malawi (ACB, na sigla em inglês) deteve a quinta-feira o diretor de aquisições do Ministério dos Transportes e Obras Públicas daquele país, Micheal Mbewe, por uso indevido de cargo público relativamente a um contrato adjudicado à Mota-Engil.
Em comunicado emitido esta quinta-feira, o ACB explica que recebeu uma reclamação em setembro de 2021 alegando que era questionável o processo que se seguiu para declarar a Mota-Engil como vencedora do concurso para projetar, reabilitar e modernizar a linha férrea de Marka a Bangula.
"As investigações apuraram que Mbewe publicou uma notificação de intenção de adjudicação à Mota- Engil, antes da aprovação da Unidade de Contratos Governamentais", afirma a mesma entidade.
"Em 19 de abril, o ACB prendeu Michael Mbewe", diz ainda, adiantando ser suspeito de ter cometido o crime de desvio de cargo público contrário à lei de práticas de corrupção e negligência do dever oficial contrário ao código penal", revela.
De acordo com a imprensa do Malawi, após investigações, a ACB ordenou uma nova licitação e o China Railway 20th Group venceu a licitação.