Notícia
Construção regista queda mais branda do ano
A produção no sector da construção continua a recuar, embora de forma mais ténue.
O índice que mede a produção no sector da construção registou uma queda de 3,1% em Setembro deste ano, face ao mesmo mês do ano passado, o que representa a descida mais ténue desde Outubro do ano passado (-2,8%).
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística, a descida registada em Setembro compara com a queda homóloga de 3,6% verificada em Agosto.
Na variação em cadeia (Setembro contra Agosto deste ano) o índice registou uma variação nula, depois de no mês anterior ter crescido 0,5%.
O INE assinala que os dois segmentos considerados neste índice apresentaram comportamentos distintos neste período, com a Engenharia Civil a registar "uma evolução mais favorável", ao passar de uma queda de 5,4% em Agosto para uma descida de 4,1% em Setembro. Já o índice da Construção de Edifícios observou uma variação marginalmente mais negativa, ao passar de uma variação de -2,3% em Agosto para -2,4% em Setembro.
Quando ao índice que mede o emprego no sector da construção, diminuiu 2,7% em termos homólogos e subiu 0,2% face a Agosto. Já o índice das remunerações efectivamente pagas teve em Setembro uma descida homóloga de 3,8% e em cadeia de 5,6%.