Notícia
Construção na Zona Euro acentua quebra no arranque do segundo trimestre
A produção da construção acentuou a descida em abril tanto na Zona Euro como na União Europeia. Foi o segundo mês consecutivo de quebras em cadeia.
A produção na construção nos países da Zona Euro acentuou a quebra em abril, sobretudo devido à descida do segmento de engenharia civil.
Segundo os dados revelados esta quarta-feira, 19 de abril, pelo Eurostat, na região da moeda única, a produção da construção desceu 0,8% em abril, face ao mês anterior, depois de ter caído 0,4% em março. Na União Europeia, o decréscimo foi de 0,6%.
A justificar estas quebras mais acentuadas esteve sobretudo o segmento da construção civil, que desceu 2,5% na Zona Euro e 2,3% na UE, enquanto o segmento de construção de edifícios decresceu 0,5% nos países da moeda única e 0,4% no bloco regional.
Considerando os Estados-membros para os quais existem dados disponíveis, as maiores descidas mensais foram registadas n Eslovénia (-7,4%), Hungria (-3,8%) e França (-2,3%) enquanto as maiores subidas observaram-se na Roménia (6,2%), Bélgica (1,8%) e Espanha (1,6%). Portugal registou uma queda de 0,6%.
Na comparação homóloga, ou seja, face ao mesmo mês do ano passado, a produção na construção desacelerou a sua subida pelo segundo mês consecutivo tanto na Zona Euro como na União Europeia.