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Concorrência já está a avaliar venda da Tertir

A autoridade já recebeu a notificação da aquisição pela turca Yilport Holding do controlo exclusivo da Mota-Engil Logística e da Tertir, num negócio avaliado em 275 milhões de euros, que foi concretizado em Setembro.

O Haitong avalia as acções da Mota-Engil em 2,00 euros, o que implica um potencial de valorização 40%. A recomendação é de neutral.

O banco de investimento assinala que a Mota-Engil expandiu a sua actividade para África e América Latina, que são agora os seus mercados mais importantes. No final do primeiro semestre a construtora tinha uma carteira de encomendas de 4,6 mil milhões de euros, com a o mercado europeu a ter um peso de apenas 20%. O Haitong estima que a dívida líquida de 1,5 mil milhões de euros desça nos próximos tempos devido à venda da Ascendi. “Contudo, a companhia ainda não conseguiu atingir um crescimento orgânico no seu ‘cash flow’ de forma a mostrar que pode reduzir a alavancagem de uma forma sustentada”, refere o Haitong, assinalando que apesar do potencial de valorização, a recomendação é neutral devido à “necessidade de uma maior clareza sobre as encomendas em África”.
Bruno Simão
21 de Dezembro de 2015 às 10:13
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A Autoridade da Concorrência (AdC) já foi notificada da operação de concentração que resulta da aquisição, pelos turcos da Yilport das concessões portuárias da Mota-Engil Logística, detidas pela Tertir, num negócio avaliado em 275 milhões de euros e que foi concretizado em Setembro.

Assim, num anúncio publicado esta segunda-feira dia 21 na imprensa, a AdC referiu que "a operação de concentração em causa consiste na aquisição, pela Yilport Holding, do controlo exclusivo da Mota-Engil Logística SGPS e da Tertir, Terminais de Portugal, mediante a aquisição de acções correspondentes a 100% do respectivo capital social. A presente operação não abrange as empresas Tersado – Terminais Portuários do Sado, Takargo – Transporte de Mercadorias, STM Tem Moçambique – Sociedade de Teminias de Moçambique, Logz – Atlantic Hub e Tirtife – Terminais de Aveiro".

A Mota-Engil Logística detém 63,1% da Tertir, empresa que actua no sector da construção e exploração de terminais ferroviários, rodoviários e marítimos. A Yilport é detida pela Yildirim Holding, que tem cinco áreas de actuação: carvão e metal, produção e venda de fertilizantes, mineração e ferro-ligas, exploração portuária, transporte marítimo e construção de navios.

Os interessados têm 10 dias para remeter informações à AdC.   

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