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Zicaffè contra Zacaffè: Empresa italiana tenta bloquear marca de cafetarias da Zara
Gigante espanhola da moda abriu a primeira cafetaria própria, denominada de Zacaffè, em Madrid, no final do ano passado, como parte de uma estratégia para oferecer novas experiências de compra para impulsionar as vendas, depois de testar áreas de café designadamente em Lisboa.
A Zicaffè, uma empresa familiar italiana dedicada à torrefação e exportação de café, com mais de 90 anos de história, contestou junto do Instituto da Propriedade Intelectual da UE (EUIPO, na sigla em ingês) o pedido de registo da marca de cafetarias da Zara por entender que o nome escolhido pela gigante espanhola da moda - Zacaffè - é muito semelhante ao seu.
A resposta ao pedido de registo da marca, por parte da Inditex, data de 25 de dezembro, segundo a informação constante dos registos oficiais públicos do "site" do EUIPO, avançada pela agência Reuters que contactou a gigante espanhola da moda e Vito Zichitella, um dos proprietários da empresa siciliana e neto do fundador, mas sem sucesso.
A Zicaffè argumenta que "zi" e "za" são muito parecidos, pelo que há risco de confusão, de vantagem injusta e de prejuízo para a distinção da sua marca.
A Inditex abriu recentemente a sua primeira cafetaria batizada de Zacaffè na nova loja da Zara Homem em Madrid, como parte de uma estratégia para oferecer novas experiências de compra para impulsionar as vendas, depois de ter testado áreas de café designadamente em lojas em Paris e Lisboa.
Em Lisboa, o "teste" deu-se na loja no Rossio, inaugurada em setembro, que, com 5.000 mil metros quadrados distribuídos por três pisos, figura como a segunda maior Zara do mundo, onde a marca instalou a pastelaria "Zara by Castro", fruto de uma colaboração com a Castro, um ateliê especializado no fabrico de pasteis de nata.
A maior cadeia de "fast-fashion" cotada em bolsa do mundo apresentou um pedido de patente para a marca a 7 de outubro. O prazo para os particulares ou empresas que se pretendam opor terminou no passado dia 7.