Notícia
Vendas semestrais do grupo Dia recuam em Portugal
Grupo espanhol Dia registou quebra de vendas em dois dos cinco países onde opera: Portugal e França.
O grupo de retalho alimentar Dia, que em Portugal opera com a rede de “discounts” Minipreço, registou vendas líquidas de 380,4 milhões de euros no primeiro semestre do ano em Portugal, o que representa uma queda de 2,3% face a igual período do ano passado.
Em termos líquidos, o território nacional, onde a companhia que nasceu do “spin off” do grupo Carrefour opera com a marca Minipreço, representou 7,8% das vendas consolidadas pelo grupo Dia.
Já em termos brutos, e contabilizando também as vendas dos “franchisados” o valor ascendeu a 456,2 milhões de euros entre Janeiro e Junho passados, uma quebra de 0,9% face ao primeiro semestre de 2012. Neste contexto, a actividade da companhia Dia em Portugal representou 8,1%.
A cadeia de supermercados afirma no seu relatório ao mercado, que, na Península Ibérica, “num contexto de consumo difícil,” continua a ganhar “quota de mercado”, reforçando a posição competitiva e acelerando o ritmo de abertura de novas lojas. Recorde-se que a Dia adquiriu a rede da alemã Schlecker em Portugal e Espanha no ano passado.
Grupo cresce 7,1% no semestre
Em termos consolidados, o grupo Dia, registou um aumento homólogo de 15,3% do resultado líquido ajustado para 83,6 milhões de euros, no primeiro semestre de 2013. Os dados foram avançados esta segunda-feira pela companhia cotada em Madrid ao mercado.
Na primeira metade de 2013, as vendas brutas do Dia atingiram os 5,67 mil milhões de euros, mais 7,1% do que o registo no mesmo semestre do último ano. Em Espanha, as vendas da cadeia de supermercados aumentaram 5,1%, no período, para 2,54 mil milhões de euros.
Dos cinco países onde se encontra ainda – no ano passado o grupo vendeu os seus activos na Turquia – a companhia Dia recuou também em França, 10,5% em termos brutos (para 1,11 mil milhões de euros) e 11,5% em termos líquidos, para 973,5 milhões de euros.
No mercado sul-americano, Brasil e Argentina, as vendas mantiveram uma evolução positiva, com o volume de negócio a aumentar 29,5% para 1,56 mil milhões de euros.