Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sonae MC sobe faturação em 9,6% no ano da pandemia à boleia dos supermercados

As vendas nos supermercados da Sonae MC aumentaram 12,8%, enquanto nos hipers cresceram apenas 6,4%. A retalhista viu as vendas online dispararem cerca de 80% e sublinha que, apesar da pandemia, abriu mais 89 novas lojas, num total de 31 mil metros quadrados de área de vendas.

Pedro Noel da Luz/Correio da Manhã
29 de Janeiro de 2021 às 19:28
  • ...
A Sonae MC faturou 5.153 milhões de euros no ano passado, uma subida de 9,6% face a 2019, apesar da pandemia que atingiu Portugal a partir de março, indica esta sexta-feira a retalhista em comunicado sobre vendas preliminares divulgado na CMVM.

O maior contributo para este desempenho veio dos supermercados, cujas vendas aumentaram 12,8%, para os 2.527 milhões de euros. Já os hipermercados registaram uma subida mais modesta, de 6,4%, para os 1.758 milhões de euros.

Utilizando o universo comparável de lojas (like-for-like), enquanto nos hipermercados o crescimento cifra-se nos mesmos 6,4%, uma vez que não houve novas aberturas, nos supermercados a subida passa a ser de 9,2%. No total do volume de negócios da Sonae MC o crescimento like-for-like atingiu os 6,6%.

A empresa assinala que "terminou um ano incrivelmente desafiante superando o crescimento de mercado e reforçando a sua posição de liderança". E, nota, "o desempenho do quarto trimestre foi igualmente muito sólido, acima do registado nos meses anteriores, apesar de uma época natalícia mais fraca, devido às restritas medidas de contenção em vigor (por exemplo, um recolher
obrigatório temporário depois das 13h00 aos fins de semana)".

O retalhista indica que os "sólidos resultados" dos super e hipermercados foram "positivamente impactados pelo aumento
do consumo dentro de casa, o qual mais do que compensou os desafios acrescidos sobre o segmento Novos Negócios de Crescimento e Outros decorrentes da pandemia".

As vendas online cresceram cerca de 80%, refletindo a forte expansão das entregas ao domicílio e do canal de e-commerce no contexto da pandemia.

A Sonae MC sublinha ainda a abertura de 89 novas lojas próprias, das quais 13 da rede de proximidade Continente Bom Dia, que acrescentaram "cerca de 31 mil metros quadrados à área total de vendas".

A 31 de dezembro, a retalhista do grupo liderado por Cláudia Azevedo somava 1.313 lojas (incluindo franquias) a que correspondiam 942 mil metros quadrados de área de vendas.

"Num ano turbulento e sem precedentes, a Sonae MC prosseguiu a dinâmica positiva dos últimos anos, obtendo
um desempenho comercial robusto e fortalecendo a sua posição de liderança, num mercado em evolução.
Estamos muito orgulhosos dos nossos resultados", refere o CEO da Sonae MC, Luís Moutinho, citado no comunicado.


"Para 2021, permanecemos mobilizados para continuar a reforçar a liderança comercial. Daremos prioridade à
segurança dos nossos colaboradores e clientes, ajustando e valorizando constantemente a nossa proposta de
valor e os modelos operativos de acordo com a evolução da crise sanitária e económica", acrescenta.
Ver comentários
Saber mais Sonae MC retalho vendas 2020 supermercados hipermercados pandemia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio