Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Retalho cresce 1% no último trimestre de 2015

As vendas do sector retalhista, alimentares e não alimentares, atingiram 4,8 mil milhões de euros, de acordo com os dados das consultoras GfK, Kantar e Nielsen, citadas pela APED.

Miguel Baltazar/Negócios
16 de Fevereiro de 2016 às 16:00
  • ...

O volume total de vendas no retalho alimentar e não alimentar subiu 1% no último trimestre de 2015, face a igual período de 2014, para 4.813 milhões de euros, divulgou a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), esta terça-feira, noticiou a Lusa.

De acordo com a directora-geral da APED, Ana Isabel Trigo Morais, "excluindo os combustíveis, o volume de vendas subiu 3,2%" nos últimos três meses do ano, face ao período homólogo de 2014, para 4.032 milhões de euros, de acordo com dados da GfK, Kantar e Nielsen.

Entre Outubro e Dezembro, as vendas do sector não alimentar, excluindo os combustíveis, subiram 3,3% para 1.367 milhões de euros e as do sector alimentar avançaram 3,1% para 2.665 milhões de euros.

No último trimestre do ano passado, as vendas de bens de equipamento subiram 2,4% (para 635 milhões de euros), avançaram 1,9% (para 110 milhões de euros) no entretenimento e papelaria e cresceram 4,5% (para 622 milhões de euros) no segmento do vestuário.

Incluindo os combustíveis, o volume de vendas do sector não alimentar recuou 1,5%. As vendas de combustíveis diminuíram, no período em análise, 8,8% para 781 milhões de euros. Ana Isabel Trigo Morais destacou a "fortíssima quebra na venda dos combustíveis" no período em análise.

Moderação para 2016

"Estes números demonstram que houve uma animação no período do Natal", embora "houvesse uma expectativa de que corresse melhor", disse a directora-geral da APED, citada pela Lusa.

Para este ano, a "expectativa é de que [as vendas na distribuição] continuem a crescer com moderação", disse, salientando que os consumidores ainda vão continuar à procura das promoções.

Ana Isabel Trigo Morais falava num encontro com jornalistas no qual foi apresentada a nova imagem da associação e o tema do IV Congresso da APED, que tem como título "Crescer com o Consumidor", decorre a 03 e 04 de maio em Lisboa e conta com a participação do prémio Nobel da Economia Paul Krugman. A APED, que além do retalho passou também a representar o comércio eletrónico e o comércio grossista, apresenta desde hoje uma nova imagem, com o mote: "Distribuímos Valor".

 

 

Ver comentários
Saber mais retalho APED GfK Kantar Nielsen Ana Isabel Trigo Morais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio