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Portugueses compram mais roupa e calçado estrangeiros

Os portugueses reconhecem a qualidade e durabilidade dos têxteis e calçado nacionais. Contudo, na hora de comprar, a escolha tende a ir para produtos estrangeiros.

Bloomberg
10 de Fevereiro de 2016 às 16:13
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O baixo nível de vida e o elevado preço da roupa e calçado "made in Portugal" são apontados como os principais motivos para que o consumidor português continue a privilegiar produtos estrangeiros.

A conclusão é de uma investigação do IPAM – The Marketing School, conduzida por Paula Arriscado e Márcia Monteiro, feita a 500 consumidores.


Mesmo com consciência da qualidade – reconhecida a nível internacional e confirmada por um recorde nas exportações do sector – são poucos os portugueses que compraram produtos nacionais.


Apenas 1,7% dos inquiridos admite que o vestuário português representa a totalidade das suas compras. No calçado, o número é maior: 14,4%. Um em cada quatro consumidores não tem um único par de calçado português em casa.


Metade dos inquiridos admite ter pelo menos uma peça de vestuário e 39% um par de sapatos com etiqueta nacional.


O estudo explica ainda que quanto mais avançada é a idade de comprador, maior é a disponibilidade para comprar "made in Portugal", o que revela uma "postura etnocêntrica". Qualidade e durabilidade dos produtos nacionais são os principais motivos para a compra.


Mesmo com estas tendências de compra, certo é que 90% dos inquiridos concorda "com a ideia de que comprar nacional é também ajudar a economia portuguesa".

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