Notícia
Nespresso começa a vender cápsulas fora das lojas próprias
Em Portugal, a marca estreou um conceito de quiosques em centros comerciais. Na Alemanha, pela primeira vez, a venda já é feita em retalhistas como a Media Markt.
A Nestlé começou a vender cápsulas Nespresso fora dos pontos de venda próprios da marca, marcando uma mudança na estratégia desenvolvida até agora.
De acordo com a agência Bloomberg, a marca de café está a instalar espaços "N-Points" em lojas da Media Markt, Saturn e Galeria Kaufhof na Alemanha, onde os clientes podem comprar cápsulas.
Apesar de manter o controlo sobre os preços, é a primeira vez que a Nespresso disponibiliza as suas cápsulas através de terceiros. Até agora as compras só podiam ser feitas nas lojas próprias, online ou por telefone.
"Tal projecto deve ser visto de uma forma positiva, como um caminho para a Nespresso encontrar novos consumidores", considera o analista Jean-Philippe Bertschy do Bank Vontobel, estimando vendas de cinco mil milhões de francos suíços (4.500 milhões de euros) em 2016 para a marca.
A par da água e dos alimentos para animais, o café é uma das áreas de aposta do novo CEO da Nestlé, Mark Schneider, uma vez que assinalam crescimentos mais rápidos que os chocolates ou os "snacks".
A Nespresso, em particular, lida com o problema das cópias mais baratas, numa altura em que as suas patentes têm vindo a expirar e as rivais aproveitam para lançar cápsulas compatíveis com estas máquinas.
O Negócios questionou a Nespresso sobre a possibilidade de introduzir este conceito em Portugal, encontrando-se a aguardar resposta.
Em Junho passado, a marca inaugurou um NKiosk no centro comercial El Corte Inglès em Vila Nova de Gaia. É o quarto espaço do género em Portugal, em formato de quiosque nos centros comerciais, onde a Nespresso mantém a gestão. Um dos objectivos do formato passa por "reforçar a acessibilidade da marca" junto dos consumidores.
Em Portugal, contando com os NKiosk, há 21 lojas onde podem ser adquiridas os produtos da Nespresso.