Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Media Markt Portugal lança loja online no Verão

Grupo retalhista alemão, que vai abrir a sua décima loja no país em Matosinhos, decidiu alterar o modelo de negócio em Portugal. Até ao final do ano criará 160 novos postos de trabalho.

31 de Maio de 2016 às 13:55
  • 1
  • ...

A cadeia alemã de electrónica de consumo está a "desenvolver todos os sistemas necessários" para poder lançar uma loja online com serviço em Portugal "ainda este Verão", garante Manuel Coimbra, director regional da Media Markt no país.

"A loja online permitirá a compra de qualquer produto disponível em stock", acrescenta, podendo depois os clientes escolher "se querem ir buscar os produtos à loja, ou recebê-los em sua casa".

O gestor, ao Negócios, explica a decisão de apostar no comércio electrónico: "ao abrigo da estratégia de omnicanal da empresa, sentimos a necessidade de criar uma loja online em Portugal, a partir da qual os clientes pudessem comprar os produtos que disponibilizamos", sem que haja deslocação física a uma loja real.

A iniciativa de comércio electrónico do grupo alemão em Portugal – que faz parte de uma mudança mais vasta de alteração estratégica da Media Markt no país (ver respostas em baixo) – não invalida que a rede física não se estenda no território nacional.

O grupo vai abrir, no final deste Verão, a sua décima loja em Portugal, criando 130 postos de trabalho ao quadro laboral da empresa em Portugal para 700 (face a 540 actualmente). Manuel Coimbra refere que "a abertura da nova loja online e o reforço dos serviços partilhados implicará mais cerca de 40 colaboradores a nível central".

O grupo, questionado, não revela os valores de investimento nas lojas nem na aposta no comércio electrónico, assim como não avança os valores de facturação em Portugal.

"Nosso plano inclui abertura de 5 novas lojas nos próximos 3 anos"

Perguntas a Manuel Coimbra, director regional da Media Markt em Portugal


A loja de Matosinhos representa um investimento de que valor?

Normalmente não damos visibilidade ao valor investido em cada loja. No entanto, a nova loja de Matosinhos terá, pelas suas características, um investimento bastante superior ao que é normal. Vamos montar uma loja muito tecnológica, que permita muita interactividade em tempo real, quer com os clientes que se encontrem dentro da loja quer com a informação que está disponível nas redes sociais.

Que outros investimentos estão previstos para este ano e a médio prazo em lojas físicas em Portugal?

Ainda durante o primeiro semestre vamos começar o projecto de remodelação e modernização de todas as nossas lojas. Este é um projecto que se irá prolongar durante os próximos 12 meses. Vamos criar espaços digitais e zonas especificamente orientadas para a experiência de utilização, onde os clientes podem aprender a mexer nos produtos com a ajuda de profissionais especializados. Além disto, e mantendo-nos fiéis à nossa aposta numa estrutura omnicanal, vamos integrar todos os nossos canais de compra e de comunicação para garantirmos ao cliente a mesma experiência e satisfação, independentemente do canal de acesso. O nosso plano de expansão e optimização do portfolio de lojas incluí a abertura de cinco novas lojas nos próximos 3 anos.

 

Que facturação realizou a Media Markt em Portugal em 2015? Que evolução representou face a 2014? Que facturação está prevista para 2016?

O volume de negócios da Media Markt tem estado ligeiramente acima da evolução do mercado de electrónica de consumo em Portugal, o que nos tem permitido ganhar quota de mercado de forma sustentada com o parque actual de lojas.

 

Quando falam em "reestruturar totalmente a sua rede de lojas em Portugal convertendo-as em lojas experienciais" isso quer dizer que alterações na lojas como se encontram agora? Vão reduzir a área de venda actual? Vão diminuir os postos de trabalho actuais?

A transformação das lojas será total, tanto ao nível do espaço como da oferta de serviços. A nova imagem será a mudança mais visível: o vermelho vai perder um pouco o protagonismo em prol do branco, iremos instalar iluminação LED, e a própria altura dos expositores será reduzida para darmos mais visibilidade aos produtos e facilitarmos a interacção dos clientes com eles. Seguindo novamente a nossa estratégia omnicanal, vamos implementar etiquetas electrónicas que garantem a sincronização automática e imediata com os preços disponíveis no site online, e instalar ecrãs tácteis para podermos aceder à loja online se não existir disponibilidade de stock na loja física. Entre os novos serviços especificamente criados para melhorar a experiência de compra do cliente, podemos destacar: o espaço de formação onde se irão realizar vários workshops de fotografia, robótica e equipamentos inteligentes; a nova zona Stop&Go que vai permitir aos clientes recolherem de uma forma rápida, e sem terem que sair do carro, os produtos que adquiriram na loja ou que compraram online. Esta transformação não vai afectar nem a actual área de vendas, que não sofrerá qualquer alteração, nem o número de postos de trabalho. Vamos aliás criar novas funções e responsabilidades a nível operacional de loja, entre elas a posição de CEM (Customer Experience Manager) que terá a responsabilidade de gerir todos os indicadores de negócio relacionados com os níveis de satisfação dos clientes.

 

A "casa-mãe" alemã Metro decidiu em Março dividir o segmento alimentar do não alimentar: que implicações terá esta mudança na actividade da Media Markt em Portugal?

Este é um processo recente e por isso, para já, a informação está nas mãos do grupo Metro. Todas as novidades sobre este assunto serão oportunamente comunicadas.

Ver comentários
Saber mais Media Markt Metro Manuel Coimbra
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio