Notícia
Dona da Media Markt divide-se em duas
A Metro, dona da Makro e da Media Markt, vai dividir-se em duas empresas para separar o retalho alimentar da electrónica de consumo. A cisão está prevista para meados de 2017.
A alemã Metro, que detém a Media Markt e a Makro, vai dividir as suas operações de retalho alimentar e electrónica de consumo, através da criação de duas empresas autónomas, com o objectivo de crescer de forma mais eficiente.
Segundo avançou a própria empresa esta quarta-feira, 30 de Março, a divisão terá lugar em meados do próximo ano com o apoio dos principais accionistas. Os hipermercados Real e a Makro serão, assim, separados, da Media Markt e da cadeia de produtos electrónicos Saturn.
O principal objectivo da divisão é "desbloquear valor potencial" e, como tal, "aumentar significativamente o valor de mercado", segundo o comunicado da Metro, citado pela Bloomberg.
"Este é o próximo passo lógico na transformação da Metro", anunciou o CEO Olaf Koch, numa teleconferência.
Koch, que ocupa o cargo desde o início de 2012, será o responsável pela unidade alimentar, enquanto a unidade de electrónica, que representa cerca de 37% das vendas do grupo e 30% dos lucros, será comandada por Pieter Haas.
Este é o mais recente passo da estratégia da retalhista alemã que passou os últimos quatro anos a alienar activos na Grécia, Turquia e Vietname, num processo que culminou na venda da cadeia de lojas Kaufhoj, em2015.
Nesse mesmo ano, a Metro comprou o Classic Fine Foods Group, um fornecedor de produtos gourmet de Singapura, por 328 milhões de dólares.
A Metro tem mais de 2.050 lojas na Europa, Rússia e Ásia.
As acções da empresa disparam 11,80% na bolsa de Frankfurt para negociarem nos 27,47 euros.