Notícia
Lucros da Ibersol sobem para 9,7 milhões e superam previsões
O volume de negócios da empresa de restauração superou os 200 milhões de euros devido ao contributo da aquisição da Eat Out Group.
A Ibersol fechou o primeiro semestre com um resultado líquido de 9,7 milhões de euros, o que compara de forma favorável com o registado no mesmo período do ano passado (8,8 milhões de euros), quando beneficiou com 3,1 milhões de euros de ganhos não recorrentes.
O resultado líquido ficou também acima do estimado pelos analistas do CaixaBI, que apontava para uma queda de 13,3% para 7,7 milhões de euros.
Quanto ao volume de negócios, quase duplicou para 204,4 milhões de euros (+89% face aos 108,1 milhões de euros no período homólogo), enquanto o EBITDA aumentou 57% para 25,7 milhões de euros.
A actividade da Ibersol,que detém em Portugal marcas como Pizza Hut, KFC e Burger King em Portugal e Espanha, foi fortemente impulsionada pelo contributo da Eat Out Group (EOG), que foi adquirida em Outubro do ano passado.
Sem ter em conta o contributo desta unidade de restaurantes, o lucro aumentou 58,6%, o volume de negócios cresceu 19% e o EBITDA subiu 29,2%.
"No segundo trimestre, o mercado de restauração manteve a dinâmica favorável evidenciada no primeiro trimestre, acrescida de um efeito calendário positivo e do contributo da aquisição da Eat Out Group no final de Outubro, o que permitiu que a Ibersol tenha registado um aumento de vendas de restauração de 88,0%", refere o comunicado da empresa liderada por Alberto Teixeira publicado na CMVM.
Para a segunda metade deste ano, a Ibersol prevê que se "mantenha a tendência de crescimento das vendas, mantendo-se as margens, sendo que, em Portugal, os crescimentos de venda no primeiro semestre têm um impacto na ordem dos 7%, que não se verificará no segundo semestre".
A empresa pretende abrir 12 novos restaurantes em Portugal até final do ano.