Notícia
Telepizza e Pizza Hut preparam aliança
As marcas de restaurantes de pizza querem criar “sinergias” para reforçarem a sua presença em vários mercados, sobretudo na América Latina.
A espanhola Telepizza e a norte-americana Pizza Hut estão em negociações para uma aliança nos mercados internacionais. A notícia foi avançada pelo Expansión e entretanto confirmada ao regulador do mercado espanhol.
Não está em causa uma fusão ou compra. O que as duas marcas pretendem, dizem, é criar "sinergias" em áreas como a financeira ou de operações. Além disso, definirão em conjunto uma estratégia de expansão nos mercados internacionais, com foco para a América Latina.
As negociações estão ainda em curso e não é certo que a aliança se efective, advertem as empresas.
A Pizza Hut é detida pela Yum!, também dona da KFC. O grupo registou vendas de 2.865 milhões de dólares (cerca de 2.438 milhões de euros) no primeiro semestre deste ano, uma quebra de 3%.
Só por si, a marca Pizza Hut registou um decréscimo mais acentuado no mesmo período, para os 456 milhões de euros, escreve o Expansión, lembrando que os seus principais mercados são Estados Unidos da América e China.
Em sentido inverso segue a Telepizza, com um crescimento de 9,6% durante o semestre, para os 276,5 milhões de euros. Espanha representa 63% das suas vendas.