Notícia
Inditex supera previsões com aumento de 6% nos lucros
A dona da zona superou a rival H&M, que anunciou vendas abaixo do esperado. As acções da Inditex estão a reagir em alta os resultados trimestrais.
A Inditex fechou o primeiro trimestre fiscal (entre Fevereiro e Abril) com um resultado operacional de 705 milhões de euros, o que representa um aumento de 6% face ao período homólogo do ano passado.
Os números superaram as previsões dos analistas, que antecipavam lucros operacionais de 696 milhões de euros, levando as acções a reagirem em alta aos resultados trimestrais (sobem 3,3% em Madrid). O EBITDA aumentou 6% para 955 milhões de euros.
A empresa que controla a Zara e a Massimo Dutti.obteve receitas de 4.879 milhões de euros entre Fevereiro e Abril, 12% acima do período homólogo e também melhor que o esperado pelos analistas. Sem ter em conta efeitos cambiais, o aumento das vendas foi de 17%.
Quanto às primeiras semanas do mês de Maio, as vendas cresceram 15%, superando o desempenho da rival sueca H&M que no mês passado aumentou as vendas em 9%.
A Inditex é a maior cadeia de lojas de roupa do mundo, com mais de 7 mil pontos de venda em 90 países. A companhia espanhola está agora a apostar forte no comércio online, que representa já 6% das vendas, mais do dobro do registado há três anos. Até ao final do ano a empresa tem como meta ter todas as suas lojas online nos mercados europeus.