Notícia
Grupo Dia encerrará 21 lojas em Espanha após aquisição dos supermercados El Árbol
A dona do Mini Preço acordou com os sindicatos a reestruturação da companhia após a compra da cadeia de supermercados El Árbol. O grupo Dia eliminará cerca de 153 postos de trabalho.
O grupo Dia, dono do Mini Preço, que no fim do mês de Outubro comprou a cadeia de supermercados espanhola El Árbol, encerrará 21 das 451 lojas da sua antiga concorrente.
A decisão acabará com cerca de 153 postos de trabalho, o que representa aproximadamente 2,2% da força de trabalho da companhia no país vizinho. Segundo informações fornecidas pela empresa, a medida procura a viabilidade da companhia depois da aquisição da El Árbol.
As vendas líquidas da El Árbol no passado exercício atingiram 822 milhões de euros, o que representou uma forte queda face o ano anterior, quando a empresa obteve um volume de negócios no valor de 954 milhões de euros. O número aproximado de funcionários da empresa no momento em que se formalizou a compra por parte do Dia era de 7.100 trabalhadores.
Neste contexto, o grupo de distribuição Dia acordou com os sindicatos da El Árbol o encerramento dos estabelecimentos e num prazo de sete dias ambas as partes negociarão a forma em que se vai proceder à medida.
Pela sua parte, fontes sindicais consultadas pela agência Europa Press confirmam que as lojas serão em Almería, Burgos, Cantábria e Medina del Campo (Valladolid), cinco nas Astúrias e León, três em Salamanca, duas em Múrcia e mais outras duas em Badajoz. Além destas lojas também se prevê o encerramento dos escritórios da El Árbol no polígono de Argales, na província de Valladolid.
A empresa e os sindicatos voltarão a reunir-se na próxima semana para tratar os detalhes dos despedidos e dos encerramentos das lojas. Nas anteriores reuniões o Dia propus uma indemnização de 25 dias de salário por ano trabalhado, ainda que proponha um plano de recolocação externa e a procura de opções para os funcionários próximos à idade de reforma.