Notícia
Governo e indústria de panificação vão assinar acordo para reduzir sal no pão
O Executivo e a indústria de panificação vão assinar na segunda-feira um acordo para reduzir o teor máximo de sal adicionado ao pão.
O Governo e várias associações representantes da indústria de panificação vão assinar na segunda-feira um acordo para reduzir o teor máximo de sal na comercialização de pão em Portugal.
O compromisso vai ser assinado pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, e pela Associação Nacional de Industriais da Panificação, Pastelaria e Similares de Lisboa, Associação dos Industriais de Panificação, Pastelaria e Similares do Norte e Associação de Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares.
Na segunda-feira, data em que se assinala o Dia Mundial da Alimentação, o ministério da Saúde assinará também protocolos de cooperação com as cidades de Lisboa e Santo Tirso," que serão assim cidades pioneiras na Promoção da Alimentação Saudável", de acordo com um comunicado enviado às redacções.
Para promover esta medida de reduzir o sal no pão será também lançada uma campanha de comunicação intitulada "Juntos contra o sal".
Este acordo acontece ao mesmo tempo que o Governo avançou com a proposta de taxar os alimentos com elevado teor de sal. De acordo com a proposta para o Orçamento do Estado para 2018, alimentos como bolachas, biscoitos e batatas fritas deverão passar a ser tributadas por uma nova taxa de 0,80 cêntimos por quilograma.