Notícia
Dono da Burger King e Heinz acorda compra da Kraft Foods (act.)
O fundo de investimento brasileiro 3G Capital e a Berkshire, liderada por Warren Buffett, chegaram a acordo para comprarem a Kraft Foods e fundir as operações com a Heinz. As acções da Kraft Foods estão a disparar mais de 15%.
O 3G Capital, um fundo de investimento brasileiro que detém a Burger King e a Heinz, esteve em negociações para comprar a Kraft Foods. A notícia foi avançada pela Bloomberg e já confirmada pelas empresas.
O objectivo da operação é fundir a Kraft Foods e a Heinz, o que dará origem à terceira maior empresa de alimentos e bebidas da América do Norte. Os accionistas da Kraft vão ficar com 49% do capital da empresa que nascerá após a fusão dos negócios, enquanto os restantes 51% ficarão nas mãos dos accionistas da Heinz, de acordo com a informação disponibilizada pelas empresas.
As acções da Kraft Foods fecharam a sessão de ontem a valer 61,33 dólares (56 euros), o que corresponde a uma capitalização bolsista de 36 mil milhões de dólares. Após esta notícia, as acções da Kraft Foods dispararam mais de 17% no período de negociação após o fecho do mercado. Já no mercado alemão as acções estão a subir mais de 15% para 64,7 euros.
A Kraft Foods Group, que tem marcas como o queijo Philadelphia e a Tassimo, nasceu em 2012, depois de ter sido feito um "spin off" da Kraft Foods Inc, e ficou focada no mercado da América do Norte. Desta operação nasceu uma segunda empresa a Mondelez International, que actua em Portugal e que tem marcas como a Milka, a Oreo, a Trident.
A imprensa brasileira tinha avançado nas últimas semanas com notícias sobre potenciais alvos do fundo de investimento 3G Capital. A Folha de São Paulo fala em: Kellogg's, Mondelez, PepsiCo e Coca-Cola.
A especulação em torno do 3G Capital aumentou depois de Warren Buffett ter referido a parceria com este fundo brasileiro na carta anual aos seus accionistas. A parceira nasceu em 2012 quando a 3G Capital avançou para a compra da Heinz. Uma aquisição que teve a presença da Berkshire.
(Notícia actualizada, pela segunda vez, às 10h38 com confirmação do negócio)