Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

As marcas que Belmiro deixou

É um legado de milhões aquele que Belmiro de Azevedo deixa. O seu grupo mudou a forma de consumir em Portugal. Da alimentação à saúde, da tecnologia ao vestuário, eis o Universo Sonae. E as marcas que tomaram conta do imaginário nacional.

Paulo Duarte
29 de Novembro de 2017 às 17:34
  • 1
  • ...

Continente: É a marca que protagoniza o império construído por Belmiro de Azevedo. O primeiro hipermercado abriu em 1985 em Matosinhos, resultando de uma parceria com os franceses da Promodès, donos da marca "Continent" que procuravam afirmar-se no mercado nacional. A Sonae detinha então a marca Modelo para os supermercados. Em 2011, e já com mais de duas centenas de lojas a nível nacional, o grupo acabou por anunciar a fusão das duas marcas. Continente foi a escolha. Se para os hipermercados a marca vale por si só, para a oferta de proximidade faz-se valer das submarcas Modelo e Bom dia. Pelo caminho, foram integrados os activos da Carrefour.

Meu Super, Go Natural, Zu, Bagga e Note!: Especializar a oferta foi um dos caminhos do grupo Sonae nos últimos anos, com marcas próprias e explorando o regime de "franchising" em alguns casos. O negócio mais recente é de 2017, com a compra da antiga rede Brio dedicada a produtos saudáveis e biológicos, agora uniformizada com a insígnia Go Natural. Em 2011 a estratégia do "franchising" foi desenvolvida com a Meu Super, a marca da Sonae para o comércio de proximidade. Deixando também o espaço dos hipermercados e dos centros comerciais, a marca de material de papelaria e escritório book.it transformou-se em Note!, com lojas de rua. Em 2015 são lançadas duas novidades: a Zu de produtos para animais de estimação e a Bagga, encarada como a resposta à forte expansão da Padaria Portuguesa.


Well’s e Dr. Well’s
: A saúde tem sido uma das apostas mais recentes da Sonae. Depois das parafarmácias Well’s, numa primeira fase integradas nos hipermercados e depois em lojas de ruas, em 2017 abria no Centro Comercial Colombo a primeira clínica dedicada à medicina dentária e estética com o carimbo do grupo: Dr. Well’s. Gaia recebeu a segunda clínica, num plano de expansão que prevê 75 espaços em oito anos. A Sonae explora também a área dos seguros, disponibilizando o Plano Saúde Well’s, associado ao cartão de fidelização do Continente.


Sonae Sierra
: Colombo, Norte Shopping ou Vasco da Gama são três dos "shoppings" mais marcantes do universo Sonae. O grupo mudou a forma como se consome em Portugal apostando em centros comerciais próprios e criando uma marca para este negócio, a Sonae Sierra. Apesar de uma estratégia de alienação de activos que tem marcado os últimos anos, o grupo mantém-se firme na gestão dos seus centros comerciais. A rede conta com quase meia centena de "shoppings", num valor de sete mil milhões de euros. Prevê-se o desenvolvimento de mais oito, num processo marcado pela internacionalização. Colômbia, Roménia, Espanha e Marrocos compõem a lista.


Mo e Zippy:
Quando em 2013 a Modalfa se transformou em Mo não esqueceu mais de 15 anos de trabalho na área da moda. A marca do grupo Sonae procura oferecer vestuário a preços acessíveis com uma rede que cobre o país de norte a sul, incluindo ilhas. O grupo sentiu também a necessidade de criar uma insígnia dedicada à roupa de crianças, a Zippy, cuja internacionalização arrancou em 2009 e já marca presença em países como Dubai ou Ucrânia.


Sport Zone
: O passo mais recente da Sport Zone, a marca de desporto da Sonae, foi a fusão com a JD Sprinter para os negócios deste grupo britânico na Península Ibérica. Promovendo o "franchising" e a internacionalização", a Sport Zone tem mais de 70 lojas em Portugal. Foi também o ponto de partida para o desenvolvimento de marcas próprias no segmento do desporto, com o vestuário e equipamentos desportivos da Berg e da Deeply.


Worten
: O grupo de Belmiro de Azevedo marca também presença no mercado dos electrodomésticos, da electrónica e do entretenimento com a Worten. A marca criada em 1996 conta com cerca de 200 lojas em todo o país, sobretudo em centros comerciais, e está presente também em Espanha. É representante em exclusivo de marcas como Goodis, Becken ou Kunft em Portugal. No ano passado, a marca sofreu alterações mas manteve o lema: "Worten sempre".


Missão Sorriso:
Com o aproximar do Natal, os portugueses têm presente as campanhas da Missão Sorriso – agora Missão Continente -, o programa de responsabilidade social do Continente e do próprio grupo Sonae. Com a Leopoldina como Mascote, a Missão Sorriso nasceu em 2003 e pretendia angariar donativos para que fossem, depois, adquiridos equipamentos para os serviços de pediatria e neonatologia de hospitais portugueses. O âmbito tornou-se depois mais abrangente em termos de públicos-alvo e acabou por se focar na alimentação. No último ano, a campanha angariou mais de meio milhão de euros.

Ver comentários
Saber mais Belmiro de Azevedo Continente Mo Sonae Sierra Sonae Meu Super Missão Sorriso Sport Zone Worten bens de consumo retalho Informação sobre empresas comércio
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio