Notícia
As marcas que Belmiro deixou
É um legado de milhões aquele que Belmiro de Azevedo deixa. O seu grupo mudou a forma de consumir em Portugal. Da alimentação à saúde, da tecnologia ao vestuário, eis o Universo Sonae. E as marcas que tomaram conta do imaginário nacional.
Continente: É a marca que protagoniza o império construído por Belmiro de Azevedo. O primeiro hipermercado abriu em 1985 em Matosinhos, resultando de uma parceria com os franceses da Promodès, donos da marca "Continent" que procuravam afirmar-se no mercado nacional. A Sonae detinha então a marca Modelo para os supermercados. Em 2011, e já com mais de duas centenas de lojas a nível nacional, o grupo acabou por anunciar a fusão das duas marcas. Continente foi a escolha. Se para os hipermercados a marca vale por si só, para a oferta de proximidade faz-se valer das submarcas Modelo e Bom dia. Pelo caminho, foram integrados os activos da Carrefour.
Meu Super, Go Natural, Zu, Bagga e Note!: Especializar a oferta foi um dos caminhos do grupo Sonae nos últimos anos, com marcas próprias e explorando o regime de "franchising" em alguns casos. O negócio mais recente é de 2017, com a compra da antiga rede Brio dedicada a produtos saudáveis e biológicos, agora uniformizada com a insígnia Go Natural. Em 2011 a estratégia do "franchising" foi desenvolvida com a Meu Super, a marca da Sonae para o comércio de proximidade. Deixando também o espaço dos hipermercados e dos centros comerciais, a marca de material de papelaria e escritório book.it transformou-se em Note!, com lojas de rua. Em 2015 são lançadas duas novidades: a Zu de produtos para animais de estimação e a Bagga, encarada como a resposta à forte expansão da Padaria Portuguesa.
Well’s e Dr. Well’s: A saúde tem sido uma das apostas mais recentes da Sonae. Depois das parafarmácias Well’s, numa primeira fase integradas nos hipermercados e depois em lojas de ruas, em 2017 abria no Centro Comercial Colombo a primeira clínica dedicada à medicina dentária e estética com o carimbo do grupo: Dr. Well’s. Gaia recebeu a segunda clínica, num plano de expansão que prevê 75 espaços em oito anos. A Sonae explora também a área dos seguros, disponibilizando o Plano Saúde Well’s, associado ao cartão de fidelização do Continente.
Sonae Sierra: Colombo, Norte Shopping ou Vasco da Gama são três dos "shoppings" mais marcantes do universo Sonae. O grupo mudou a forma como se consome em Portugal apostando em centros comerciais próprios e criando uma marca para este negócio, a Sonae Sierra. Apesar de uma estratégia de alienação de activos que tem marcado os últimos anos, o grupo mantém-se firme na gestão dos seus centros comerciais. A rede conta com quase meia centena de "shoppings", num valor de sete mil milhões de euros. Prevê-se o desenvolvimento de mais oito, num processo marcado pela internacionalização. Colômbia, Roménia, Espanha e Marrocos compõem a lista.
Mo e Zippy: Quando em 2013 a Modalfa se transformou em Mo não esqueceu mais de 15 anos de trabalho na área da moda. A marca do grupo Sonae procura oferecer vestuário a preços acessíveis com uma rede que cobre o país de norte a sul, incluindo ilhas. O grupo sentiu também a necessidade de criar uma insígnia dedicada à roupa de crianças, a Zippy, cuja internacionalização arrancou em 2009 e já marca presença em países como Dubai ou Ucrânia.
Sport Zone: O passo mais recente da Sport Zone, a marca de desporto da Sonae, foi a fusão com a JD Sprinter para os negócios deste grupo britânico na Península Ibérica. Promovendo o "franchising" e a internacionalização", a Sport Zone tem mais de 70 lojas em Portugal. Foi também o ponto de partida para o desenvolvimento de marcas próprias no segmento do desporto, com o vestuário e equipamentos desportivos da Berg e da Deeply.
Worten: O grupo de Belmiro de Azevedo marca também presença no mercado dos electrodomésticos, da electrónica e do entretenimento com a Worten. A marca criada em 1996 conta com cerca de 200 lojas em todo o país, sobretudo em centros comerciais, e está presente também em Espanha. É representante em exclusivo de marcas como Goodis, Becken ou Kunft em Portugal. No ano passado, a marca sofreu alterações mas manteve o lema: "Worten sempre".
Missão Sorriso: Com o aproximar do Natal, os portugueses têm presente as campanhas da Missão Sorriso – agora Missão Continente -, o programa de responsabilidade social do Continente e do próprio grupo Sonae. Com a Leopoldina como Mascote, a Missão Sorriso nasceu em 2003 e pretendia angariar donativos para que fossem, depois, adquiridos equipamentos para os serviços de pediatria e neonatologia de hospitais portugueses. O âmbito tornou-se depois mais abrangente em termos de públicos-alvo e acabou por se focar na alimentação. No último ano, a campanha angariou mais de meio milhão de euros.