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Investimento em centros comerciais vai passar os 1.500 milhões
A aposta em centros comerciais deverá pesar, pelo menos, 60% do investimento em imobiliário comercial português em 2018. Num ano em que não abrem novos, só se prevêem expansões.
O investimento em centros comerciais portugueses deverá fixar-se entre os 1.500 e os 1.800 milhões de euros em 2018. A perspectiva é da consultora imobiliária JLL.
Depois de um primeiro mês onde foram anunciadas várias operações – com a alienação do Dolce Vita Tejo, de quatro centros comerciais da Blackstone e de outros quatro da Sonae Sierra – o mercado mostra-se confiante em atingir este valor recorde.
A aposta em centros comerciais deverá representar pelo menos 60% dos 2.500 milhões de euros previstos para o investimento em imobiliário comercial português durante 2018. O valor global representa uma subida de 25% face ao ano passado.
Com uma rentabilidade na ordem dos 4,75%, "Portugal é um país muito maduro nos centros comerciais", considera Fernando Ferreira, responsável da área de investimento da JLL.
No ano passado abriram dois centros comerciais em Portugal – o Évora Plaza e o Mar Shopping Algarve – e para 2018 não se prevêem novas aberturas. "Daqui para a frente vai ser só expandir", traça Maria Empis, da área de investigação da JLL, relembrando a estratégia de afirmação destas áreas comerciais de se afirmarem como espaços de lazer.
Estão previstas expansões de 62.000 metros quadrados em vários centros comerciais existentes, como o Colombo, o Norte Shopping, o Oeiras Parque ou o Glicínias Plaza. A nível nacional, a renda média situa-se nos 120 euros por metro quadrado.