Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Almada Forum vendido a espanhóis da Merlin

A americana Blackstone consegue vender os quatro centros comerciais que tinha colocado no mercado. A Merlin já tem investimentos em edifícios de escritórios em Lisboa.

Miguel Barreira
26 de Janeiro de 2018 às 10:48
  • 1
  • ...

Está encontrado o comprador para o Almada Forum. Os espanhóis da Merlin Properties estão em "negociações avançadas" para ficar com o centro comercial da Blackstone, avança a agência Bloomberg.

Este "shopping" está avaliado em cerca de 450 milhões de euros e fazia parte de um lote de quatro centros comerciais que o fundo norte-americano colocou à venda, prevendo um encaixe entre os 750 e os 900 milhões de euros.

A Blackstone deverá assim duplicar o valor do seu investimento, uma vez que comprou o Almada Forum em 2015 por 224 milhões.


A Immochan, ramo imobiliário do grupo Auchan, dono dos hipermercados Jumbo, ficará com os outros três - Sintra Retail Park, do Forum Sintra e Forum Montijo -, avaliados em 400 milhões de euros. O negócio foi confirmado através de uma notificação à Autoridade da Concorrência.


Faltava só encontrar dono para o Almada Forum, centro comercial com 230 lojas. Os espanhóis da Merlin não são estreantes em Portugal, onde têm investido em edifícios de escritórios em Lisboa. A sede da Novabase no Parque das Nações, o Monumental no Saldanha e uma das Torres de Lisboa foram as suas aquisições na capital.


À Bloomberg, fonte oficial do grupo recusou comentários. Em Espanha, a Merlin é já dona de de mais de uma dezena de centros comerciais. 


A transição que deverá ser fechada em Portugal implica uma avaliação de 5.709 euros por metro quadrado, acima dos 3.721 euros por metros quadrado do portefólio de centros comerciais da Merlin, pode ler-se numa nota de "research" do BPI.


A venda do Almada Forum confirma um ano recorde para o investimento em centros comerciais em Portugal, acima dos mil milhões de euros. O valor é assim superior aos cerca de 850 milhões de euros que foram transaccionados ao longo dos últimos dois anos.


Além deste portefólio que a Blackstone agora vende, a contribuir está também a venda do Dolce Vita Tejo pela Axa Investment Managers (AIM) por 230 milhões de euros. Há ainda a acrescentar a estratégia de alienação de património da Sonae Sierra: o Serra Shopping na Covilhão e o Rio Sul no Seixal estão no mercado.

Ver comentários
Saber mais Almada Forum Merlin Properties Auchan Sonae Sierra Bloomberg Blackstone Immochan Jumbo economia negócios e finanças shoppings centros comerciais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio