Notícia
Blackstone encaixa até 900 milhões com venda de quatro centros comerciais em Portugal
Os activos estão nos arredores de Lisboa e a Blackstone contratou a JLL para vendê-los, numa altura em que a procura em Portugal segue em sentido ascendente. O negócio pode contribuir para um recorde no investimento imobiliário no país.
O fundo norte-americano Blackstone pode encaixar entre 750 e 900 milhões de euros com a venda de quatro dos seus centros comerciais em Portugal, apurou o Negócios.
O Sintra Retail Park, o Forum Sintra, o Forum Montijo e o Almada Forum, todos nos arredores de Lisboa, são os activos em causa.
A intenção da Blackstone em alienar património foi avançada pela Bloomberg esta quinta-feira, 20 de Julho. A agência concretizou que foi contratada a consultora JLL para representar o vendedor. Nem a Blackstone nem a JLL quiseram comentar.
Tendo em conta a dimensão do negócio, são os fundos de investimento que se deverão chegar à frente. A operação foi lançada em Junho, depois de uma primeira tentativa em Março, e prevê-se que esteja concluída até ao final de 2017.
Daí que se torne possível um novo recorde no investimento imobiliário em Portugal, para os três mil milhões de euros, como previsto pela consultora CBRE esta semana.
Os donos do Forum Coimbra e do Forum Viseu são encarados pelo mercado como um dos candidatos naturais a este processo. Em Março passado, os grupos Greenbay e Resilient, com sede na Mauritânia e na África do Sul respectivamente, compraram os dois centros comerciais por 220 milhões de euros. Os activos pertenciam então à Locaviseu, empresa gerida pela CBRE.
O Deutsche Bank é outro dos potenciais compradores depois de ter adquirido os centros comerciais Dolce Vita Douro e Coimbra à Lone Star. Os dois mudaram recentemente de nome, passando a chamar-se, respectivamente, de Nosso Shopping e Alma Shopping.
A francesa Klépierre pode também juntar-se à corrida, sendo já dona em Portugal dos centros comerciais Parque Nascente no Porto, Aqua Portimão ou do Espaço Guimarães.
Axa e as casas de investimento imobiliário Unibail-Rodamco e TH Real Estate integram também a lista de potenciais interessados, segundo as fontes ouvidas pelo Negócios.
A Blackstone começou a adquirir centros comerciais em 2013, com a compra da gestora Multi Corporation. Dois anos depois, comprou o Almada Forum e o Forum Montijo a um fundo gerido pelo alemão Commerzbank. O negócio fechou-se na altura pelos 330 milhões de euros.