Notícia
Trump prepara-se para aumentar pressão sobre o Irão. Novas sanções no horizonte
De acordo com uma fonte do Governo norte-americano, as sanções que vão ser anunciadas esta terça-feira têm como objetivo "reduzir a zero as exportações de petróleo do Irão".
Donald Trump prepara-se para assinar uma ordem executiva que quer reduzir drasticamente as exportações de petróleo do Irão. De acordo com um dirigente norte-americano, citado pela Reuters, o memorando presidencial, que será assinado esta terça-feira, pretende aplicar "máxima pressão económica" sobre Teerão e impedir que o país obtenha armas nucleares.
Em concreto, o Presidente irá ordenar ao secretário do Tesouro que imponha novas sanções e mecanismos de execução sobre quem viole as sanções existentes, e também implementar uma campanha para "destinada a reduzir a zero as exportações de petróleo do Irão", indicou o mesmo dirigente.
Trump acusou Joe Biden de ter uma abordagem mais branda em relação ao Irão, o que permitiu que o país aumentasse a exportação de petróleo nos últimos quatro anos - com a receita daqui resultante, Teerão teve mais margem para se focar nos seus objetivos nucleares.
A exportação de petróleo rendeu 53 mil milhões de dólares ao Irão em 2023 e 54 mil milhões no ano anterior, de acordo com dados da Administração de Informação de Energia dos EUA, citados pela Reuters. Em 2024, as exportações atingiram recordes, tocando em máximos de 2018. A Casa Branca pretende debilitar a capacidade de exportação de crude - o que terá um pesado impacto sobre as finanças do país - mas não é ainda claro como o vai fazer.
Esta ordem executiva deverá acontecer no mesmo dia em que Trump se encontra com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.