Notícia
Web3 chega à banca dentro de "cinco a seis anos" e vai cortar 25% dos custos
A Web3 está a chegar, apesar dos desafios colocados pela falta de regulação e pela necessidade de alterar vários processos bancários. As instituições devem ainda ter em conta que será difícil captar talento e que entrar neste universo pode implicar o "sacrifício de negócios existentes".
A nova geração de Internet descentralizada, conhecida como Web3, pode reduzir até 25% os custos operacionais dos bancos, revela um inquérito da Bain & Company sobre a Web3 no setor bancário. Os inquiridos acreditam que esta mudança pode avançar, em média, dentro de cinco a seis anos.
"Os executivos do setor financeiro estimam que os recursos da Web3 podem reduzir até 25% os custos operacionais relacionados com a prestação de serviços bancários", pode ler-se no comunicado enviado pela consultora.
Para tal, o inquérito da Bain & Company identificou quatro "aspetos bancários a mudar". O estudo indica que "os bancos podem criar um sistema central de coordenação da Web3", alargando depois a outros ecossistemas.
Além disso, caso queiram incorporar a nova geração de Internet nos seus serviços devem "estar dispostos a reinventar processos e a sacrificar negócios existentes", já que "os investimentos na Web3 têm um período de retorno longo e incerto".
Paralelamente, os bancos terão de "desenvolver estruturas" que consigam atrair o escasso talento que existe nesta área.
As instituições financeiras devem ainda ter em conta que "o impacto do Web3 na rentabilidade total é pouco claro, já que o incremento da eficiência e a concorrência afetam os preços", pelo que devem preparar-se para o impacto deste investimento nas suas contas.
Falta de regulação ainda é um entrave
"A adoção generalizada da Web3 terá de ultrapassar diversas barreiras. Para começar, os legisladores e os reguladores ainda só começaram a considerar as diretrizes e normas claras que vão ser essenciais para que os operadores já estabelecidos avancem", alerta a consultora.
Além da "incipiente regulamentação e legislação", os inquiridos também referiram "a quantidade de mudanças necessárias nos processos bancários existentes como outro obstáculo importante".
Ainda assim, os entrevistados acreditam "que a adoção da Web3 no setor bancário vai acontecer, em média, dentro de cinco a seis anos, pelo que o progresso até 2030 tenderá a ser gradual e variará segundo o caso de uso e a geografia em geral".