Notícia
Unicredit faz oferta surpresa de 10 mil milhões sobre BPM
Numa altura em que está a tentar comprar o gigante alemão Commerzbank, o italiano Unicredit surpreendeu esta segunda-feira com uma oferta para adquirir o BPM.
O italiano Unicredit surpreendeu esta segunda-feira ao anunciar uma oferta para comprar o compatriota Banco BPM numa operação integralmente por troca de ações avaliada em 10 mil milhões de euros.
O banco liderado por Andrea Orcel já tinha anteriormente preparado uma oferta sobre o Banco BPM, nascido em 2017 da fusão do Banco Popolare com a Banca Popolare di Milano, o terceiro maior banco de retalho e de empresas de Itália, em termos de ativos.
O Banco BPM apenas fica atrás no mercado transalpino do Intesa Sanpaolo e do Unicredit.
Numa altura em que o Unicredit está a tentar comprar o alemão Commerzbank a operação surpreendeu o mercado.
O setor da banca italiana está a viver um momento agitado, com o Banco BPM a ter comprado este mês 5% no Monte dei Paschi, naquilo que é visto como um primeiro passo para uma eventual fusão com o banco mais antigo do mundo e que foi alvo de um resgate pelo Estado italiano. Também em novembro, o Banco BPM lançou uma oferta de 1.600 milhões de euros para ficar com 100% da gestora de ativos Anima Holding.
A oferta do Unicredit é de 0,175 das suas ações por cada título do Banco BPM, o que avalia as ações do BPM em 6,67 euros, um prémio de apenas cerca de 0,5% face à cotação de fecho de sexta-feira.
"A Europa precisa de bancos maiores e mais fortes para ajudar a desenvolver a sua economia e ajudá-la a competir com os outros grandes blocos económicos", refere Orcel num comunicado.