Notícia
Banco BPM rejeita oferta de 10 mil milhões do Unicredit
A inesperada proposta do Unicredit para comprar o Banco BPM e criar o maior banco italiano foi conhecida na manhã de segunda-feira. A oferta avalia o BPM em 10 mil milhões de euros.
O Banco BPM rejeitou esta terça-feira a oferta feita na véspera pelo Unicredit, no valor de 10 mil milhões de euros, considerando que é demasiado baixa e irá provavelmente destruir emprego e prejudicar a concorrência na banca italiana.
Os termos "não refletem de forma alguma" a rendibilidade do Banco BPM e o seu potencial de criação de valor, refere a instituição financeira em comunicado. Os termos da oferta, incluindo o prémio de 0,5% que desde então se transformou em desconto, são invulgares para operações deste género, acrescenta o banco.
A oferta do Unicredit também terá irritado o Governo liderado por Giogia Meloni, que tem tentado que surja um grupo bancário de grande dimensão para rivalizar com os gigantes do país: Unicredit e Intesa Sanpaolo.
A aquisição do BPM pelo Unicredit daria origem ao maior banco transalpino em termos de ativos, com um valor de cerca de um bilião de euros.