Notícia
UBS perto de acordo nos EUA para pagar multa de centenas de milhões do Credit Suisse
Em 2014, o Credit Suisse declarou-se culpado de ter ajudado clientes norte-americanos a fugirem aos impostos, mas não cumpriu alguns requisitos das autoridades. O UBS deverá chegar esta semana a um acordo para arquivar o caso.
O UBS está perto de fechar um acordo para liquidar uma multa do Credit Suisse à justiça dos EUA, relacionada com incumprimentos de um acordo anterior, depois de o banco ter sido acusado de ajudar clientes norte-americanos a fugirem aos impostos.
O UBS, que entretanto assimilou o rival suíço, deverá assim pagar centenas de milhões de dólares devido às infrações ao acordo em que o Credit Suisse admitiu, em 2014, ter sido culpado de auxiliar a evasão fiscal.
O acordo deverá ser assinado esta semana, segundo avança o Wall Street Journal, que acrescenta que, desde o resgate do banco suíço pelo UBS em 2023, os procuradores avaliaram a melhor forma de punir o Credit Suisse.
Esta pode ser uma das últimas grandes ações do Departamento de Justiça sob a administração Biden, que prometeu, até à sua saída, reprimir os reincidentes de crimes empresariais.
O Credit Suisse pagou na altura 2,6 mil milhões de dólares às autoridades dos EUA, sendo que 1,33 mil milhões eram referentes a uma multa criminal, tendo ainda celebrado um acordo que o obrigava a encerrar todas as contas não declaradas e que ainda existissem.
Mas, o banco não avançou com mais informações sobre estas contas e para onde terá ido o dinheiro, como tinha prometido, o que lhe vale agora mais sanções, a serem pagas pelo UBS de forma a arquivar o caso.
As ações do UBS fecharam em alta de 2,88% para 30,37 francos suíços na sessão desta quinta-feira.