Notícia
Tranquilidade muda nome para Seguradoras Unidas após fusão com Açoreana
As marcas das companhias seguradoras alvo de fusão na Tranquilidade (Açoreana, Logo e T-Vida) vão manter-se separadas mas a sociedade de topo vai mudar de nome. A companhia reforça que não há qualquer impacto no cliente.
Após a fusão com a Açoreana, Logo e T-Vida, a Tranquilidade mudou a sua designação. Agora, a empresa de topo do grupo segurador vai responder a um novo nome: Seguradoras Unidas S.A.
A autorização para a Companhia de Seguros Tranquilidade alterar o seu nome para Seguradoras Unidas foi tomada na passada terça-feira, 27 de Dezembro, numa reunião do regulador do sector, a ASF – Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.
A designação social da sociedade de topo muda mas "Tranquilidade, Açoreana e Logo continuam a ser as marcas comerciais, com a sua identidade própria", assinala um comunicado disponível no site da companhia que pertencia ao Grupo Espírito Santo e que foi comprada pelo fundo americano Apollo no início de 2015. É por esse motivo que a empresa garante que o processo "não tem qualquer impacto nos clientes".
"A fusão legal traz um ganho de dimensão e de escala, algo que vai reforçar a oferta de produtos e serviços para clientes e parceiros de distribuição (corretores e agentes). Esta operação permite ainda uma gestão de capital mais adequada e uma harmonização do modelo de governo e dos mecanismos de controlo", assegura o mesmo comunicado. Foi a 27 de Dezembro que a fusão por incorporação das companhias na Tranquilidade foi autorizada pelo regulador liderado por José Almaça.
A Logo e a T-Vida já integravam o mesmo grupo segurador da Tranquilidade mas a Açoreana foi adquirida pela companhia no ano passado, pelo que a Apollo defende ter agora o segundo maior grupo do ramo não vida.
O fundo Apollo ficou com as duas companhias prejudicadas pela aplicação de medidas de resolução a bancos (BES e Banif). Antes de a fusão ocorrer, o grupo abriu um plano de rescisões voluntárias para os trabalhadores com mais de 59 anos, tendo obtido a adesão de 4% do quadro. O grupo, cujo presidente executivo é Jan Adriaan de Pooter, tem 1.370 funcionários.