Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Venda dos 50% da Universo da Sonae ao Bankinter aumentou de 19 para 42 milhões

A Sonae e o Bankinter Consumer Finance concluíram a “joint venture” esta quinta-feira, 30 de novembro, passando a Universo a ser detida em partes iguais pelas duas instituições.

30 de Novembro de 2023 às 17:37
  • ...

"Na sequência da venda da participação de 50% na Universo, a Sonae recebeu uma contrapartida total de cerca de 42 milhões de euros, superior aos 19 milhões de euros estimados e comunicados a 31 de março de 2023", revela o grupo liderado por Cláudia Azevedo, esta quinta-feira, 30 de novembro, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

 

"Esta diferença resulta de um aumento de capital realizado pela Universo com o objetivo de absorver a sua carteira de crédito que será adquirida ao Banco CTT, assim como financiar o seu crescimento futuro", explica, adiantando que esta operação "gerou uma mais-valia para a Sonae no valor de cerca de 12 milhões de euros".


Aposta na criação de "uma empresa líder no crédito ao consumo no mercado nacional e com potencial de internacionalização", com "uma equipa experiente e reconhecida no setor" e que prevê "a integração futura das operações da Universo e do negócio de ‘open market’ do Bankinter Consumer Finance em Portugal, sujeito às necessárias autorizações das entidades competentes".

 

Eis, em síntese, as grandes linhas da "joint venture" hoje concretizada pela Sonae e o Bankinter Consumer Finance, passando a Universo a ser detida em partes iguais pelas duas instituições.  

A equipa de gestão é liderada por Alberto Ramos como "chairman", cargo que acumulará com o de "country manager" do Bankinter Portugal, e o "homem Sonae" Luís Filipe Reis como CEO.

Na sequência desta transação, a Sonae desconsolidou a sua participação de 100% na Universo, com os restantes 50% a serem agora consolidados através do método da equivalência patrimonial.

"O objetivo é liderar o crédito ao consumo em Portugal"

"A nossa ambição é ter negócios líderes nos seus setores de atividade. Para a Universo, o objetivo é liderar o crédito ao consumo em Portugal, conquistando a preferência de um número crescente de clientes. Nesse sentido, a parceria com o Bankinter Consumer Finance vai permitir acelerar o seu crescimento, graças a uma vasta experiência no setor financeiro que potenciará o progresso e a robustez da nossa oferta, tornando-a ainda mais relevante e distintiva", afirma João Dolores, CFO da Sonae.

Já Alfonso Saez, diretor geral do Bankinter Consumer Finance, afirma que este acordo "com um parceiro da categoria da Sonae" permite à instituição que lidera "reforçar a sua presença em Portugal", um país que considera "fundamental" para sua estratégia de expansão internacional e no qual tem um historial de mais de cinco anos.

"Estou firmemente convencido de que este passo importante irá gerar um crescimento muito positivo para os dois parceiros da Universo", remata Alfonso Saez.

A Universo, que disponibiliza soluções nos segmentos de pagamentos, cartão, crédito pessoal, seguros, poupança e investimento, "consolidará uma oferta alargada de produtos e serviços financeiros, assumindo-se como um parceiro cada vez mais próximo das famílias, disponibilizando soluções inovadoras que as apoiam na gestão do seu dia a dia", promete.

De resto, a estratégia de desenvolvimento da Universo prevê "o reforço da digitalização, favorecendo o surgimento de novos produtos e serviços cada vez mais convenientes e fáceis de utilizar", afiança.

Operação teve uma gestação de 12 meses

Foi 20 dezembro do ano passado que a Sonae anunciou que tinha celebrado "um acordo de princípio" com o Bankinter  para o estabelecimento de uma 'joint venture' com o objetivo de criar "um operador líder no crédito ao consumo em Portugal".

A 31 de março deste ano a Sonae comunicou ao mercado ter chegado a acordo com o Bankinter, passando a Universo a ser detida em partes iguais pelas duas instituições, com o grupo maiato a alienar uma participação de 50% do capital da empresa.

 

Nessa altura, a Sonae explicou que a transação tinha um valor de capitais próprios da Universo de cerca de 45 milhões de euros e envolveria a venda de 50% do capital social por um valor que, na altura, foi fixado em 19 milhões de euros.

 

Além deste montante, o acordo então firmado previa o pagamento de até cinco milhões de euros adicionais, contingente e diferido por cinco anos após a conclusão da transação.

 

A Universo desenvolve a sua atividade na prestação de serviços de pagamento aos consumidores e na intermediação de crédito para empréstimos ao consumo concedidos por terceiros, que no final de setembro passado contava com mais de um milhão de clientes e uma carteira de crédito de 399 milhões de euros.

 

O volume de negócios da Universo atingiu os 36 milhões de euros nos primeiros nove meses deste ano, mais seis milhões do que em todo o ano passado.

 

A Sonae opera principalmente no setor retalhista alimentar e não alimentar, enquanto o Bankinter Consumer Finance, filial do crédito ao consumo do grupo Bankinter, é uma entidade financeira de crédito que opera principalmente no setor da banca de retalho, em Espanha, Irlanda e Portugal.

No final do terceiro trimestre deste ano, o volume da carteira de crédito ao consumo do Bankinter Consumer Finance situou-se nos 4,5 mil milhões de euros, o que representa um crescimento de 21% face a igual período do ano anterior.

 

Em Portugal, o Bankinter Consumer Finance conta com aproximadamente 100 mil cartões de crédito, segundo dados da empresa.

Ver comentários
Saber mais universo bankinter crédito ao consumo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio