Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ricardo Salgado: Pedidos de ajuda ao governo para o GES "não eram para socializar prejuízos"

Quando pediu ajuda ao Governo para um empréstimo ao GES, Ricardo Salgado diz que não quis "socializar prejuízos". Mas apenas um empréstimo para o grupo que evitasse que a sua queda tivesse impacto na estabilidade do sistema financeiro.

Pedro Elias
  • 3
  • ...

"Nos contactos com o governo sobre o GES não se tratava de socializar prejuízos", afirmou Ricardo Salgado na Comissão Parlamentar de Inquérito à Gestão do BES e do GES, acrescentando que o objectivo era encontrar uma solução de financiamento, "pois sabia que a crise no GES afectaria a confiança no BES".

 

Subtilmente, o antigo presidente do BES sugere que só não teve esse apoio porque o Banco de Portugal não deixou. O antigo banqueiro citou uma carta da ministra das Finanças ao governador do Banco de Portugal dizendo que tinha sido "contactada por diversos responsáveis do BES e do GES sobre riscos da situação GES na estabilidade financeira".

 

Para Ricardo Salgado, está "carta mostra os esforços dos responsáveis políticos durante Maio de 2014". "Nunca pedi favores ao governo. Apenas alertei para o risco sistémico da queda do GES. E não estava enganado", sublinhou o antigo líder do BES.

Ver comentários
Saber mais Ricardo Salgado Comissão Parlamentar de Inquérito à Gestão do BES e do GES BES Banco de Portugal governador do Banco de Portugal banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio