Notícia
Paris ganha sede da EBA também por sorteio
A sede da EBA vai sair de Londres, no âmbito do Brexit, para Paris, depois de uma votação renhida, que ditou o desfecho do processo através de sorteio, tal como tinha acontecido com a agência do medicamento.
Os 27 estados-membros da União Europeia já decidiram para onde vai a sede da Autoridade Bancária Europeia (EBA, na sigla inglesa). Paris vai acolher esta agência, depois de ter disputado, numa votação final, a nova localização da EBA com Dublin. A última ronda de votações deu um novo empate entre as duas cidades, com 13 votos cada uma. Para desempatar, tal como aconteceu com a sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês), teve de ser realizar um sorteio.
Na primeira votação Paris conseguiu 34 pontos, seguida de Frankfurt, com 32, e de Dublin, com 28 votos.
Entretanto, na segunda votação Frankfurt foi eliminada, depois de conseguir apenas quatro votos, contra 13 de Dublin e 10 de Paris.
Na terceira e última ronda de votações, Paris e Dublin conquistaram 13 votos cada, segundo a Lusa, o que significa que, à semelhança do que aconteceu com a EMA, houve algum país que não votou.
A discussão em torno das sedes europeias começou com a vitória do "sim" no referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, conhecido como Brexit.