Notícia
"Num mês, chegámos a 30% do crédito que podemos dar" com garantia pública
Santander tem a maior quota na garantia pública. E está a registar uma forte adesão, registando quase 2.500 pedidos em apenas um mês.
O Santander Portugal diz que a garantia pública está a ser um "grande sucesso, com uma grande adesão". O banco regista quase 2.500 pedidos apenas no primeiro mês, num valor global de 500 milhões de euros. "Num mês, chegámos a 30% do crédito que podemos dar" em dois anos, diz Miguel Belo de Carvalho, administrador do banco.
O banco "tem a maior quota na garantia pública. Tem 26% do programa, cerca de 259 milhões de euros. Isto permite-nos conceder 1,7 mil milhões de euros em novo crédito para a casa nos próximos dois anos", salientou.
Neste primeiro mês "temos 2.500 pedido realizados" por jovens para acederem a crédito para a casa com garantia. Estes pedidos representam um total de crédito de 500 milhões".
"Temos 30% [do montante máximo da garantia] em pipeline", disse Miguel Belo de Carvalho. "Num mês, chegámos a 30% do total do que podemos conceder até final do próximo ano", atirou, sinalizando que o montante da garantia poderá esgotar-se antes do tempo. A garantia está a ser um "grande sucesso, com grande adesão", atirou.
Até ao momento, o banco revela que dos pedidos registados "escriturámos [créditos à habitação com garantia pública no valor de] 40 milhões, o equivalente a 10% da produção" total.
Miguel Belo de Carvalho detalha que a idade média dos clientes que pedem crédito com garantia é de 29 anos, sendo que a maturidade média desses financiamentos é de 38,5 anos. E a taxa de aprovação destes financiamentos é de 90%.
(Notícia atualizada às 12:13 com mais informação)