Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Novos estatutos da Caixa Económica Montepio já estão ratificados pela Associação

92% dos mutualistas votantes da Associação Mutualista aceitaram a alteração de estatutos que impedem que as duas entidades tenham o mesmo presidente.

Bruno Simão
26 de Junho de 2015 às 19:32
  • ...

Os membros da Associação Mutualista Montepio Geral aceitaram a alteração de estatutos da Caixa Económica, cujo capital é controlado na totalidade pela Associação.

 

Não se sabe qual é o universo de eleitores, mas a associação conta com perto de 500 mil membros (só os maiores de idade e inscritos há pelo menos dois anos na associação é que podem votar). Na assembleia-geral desta quinta-feira, 25 de Junho, votaram 550 membros. 506 aprovaram o ponto único da reunião, que era "deliberar sobre a ratificação da alteração dos estatutos da Caixa". Houve 44 votos contra, de acordo com informações dadas pelo gabinete de comunicação do grupo. 

 

A assembleia-geral da Associação Mutualista decorreu durante duas horas e meia, tendo-se iniciado pelas 21h00. Estava agendada, inicialmente, para as 20h, mas como não havia quórum, teve de ser adiada para a segunda hora que estava já prevista.

 

Era preciso o sim da Associação para que, efectivamente, os estatutos da sua unidade financeira pudessem ser modificados. A Caixa Económica já o tinha aprovado. A medida mais mediática é a separação das presidências das duas entidades. Agora, tem de receber a aprovação da Associação Mutualista, que detém 100% do capital da caixa. Entre outros aspectos, também a administração da Caixa poderá ser alargada, podendo ter até sete membros, mais dois do que até aqui.

 

Este é um passo necessário para que José Félix Morgado possa ser candidato à presidência da instituição financeira, substituindo António Tomás Correia, que já anunciou que se quer candidatar às eleições que, no final de 2015, se irão realizar na Associação Mutualista. 

Ver comentários
Saber mais Associação Mutualista Montepio Geral Caixa Económica Montepio Geral José Félix Morgado António Tomás Correia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio