Notícia
Novos estatutos da Caixa Económica Montepio já estão ratificados pela Associação
92% dos mutualistas votantes da Associação Mutualista aceitaram a alteração de estatutos que impedem que as duas entidades tenham o mesmo presidente.
Os membros da Associação Mutualista Montepio Geral aceitaram a alteração de estatutos da Caixa Económica, cujo capital é controlado na totalidade pela Associação.
Não se sabe qual é o universo de eleitores, mas a associação conta com perto de 500 mil membros (só os maiores de idade e inscritos há pelo menos dois anos na associação é que podem votar). Na assembleia-geral desta quinta-feira, 25 de Junho, votaram 550 membros. 506 aprovaram o ponto único da reunião, que era "deliberar sobre a ratificação da alteração dos estatutos da Caixa". Houve 44 votos contra, de acordo com informações dadas pelo gabinete de comunicação do grupo.
A assembleia-geral da Associação Mutualista decorreu durante duas horas e meia, tendo-se iniciado pelas 21h00. Estava agendada, inicialmente, para as 20h, mas como não havia quórum, teve de ser adiada para a segunda hora que estava já prevista.
Era preciso o sim da Associação para que, efectivamente, os estatutos da sua unidade financeira pudessem ser modificados. A Caixa Económica já o tinha aprovado. A medida mais mediática é a separação das presidências das duas entidades. Agora, tem de receber a aprovação da Associação Mutualista, que detém 100% do capital da caixa. Entre outros aspectos, também a administração da Caixa poderá ser alargada, podendo ter até sete membros, mais dois do que até aqui.
Este é um passo necessário para que José Félix Morgado possa ser candidato à presidência da instituição financeira, substituindo António Tomás Correia, que já anunciou que se quer candidatar às eleições que, no final de 2015, se irão realizar na Associação Mutualista.