Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Novo Banco vende um terço da Vortal ao fundo Vallis

O Novo Banco procedeu a mais uma venda de um activo não estratégico. Desta vez, foi a participação accionista de 36,65% na Vortal. A operação, por um preço não revelado, tem um impacto "marginalmente positivo" no rácio de capital.

Sara Matos
12 de Outubro de 2017 às 18:52
  • ...

O Novo Banco desfez-se da participação accionista superior a um terço do capital da Vortal. A venda ao fundo Vallis desta posição, herdada do Banco Espírito Santo, não tem preço indicativo.

 

"Nos termos e para efeitos do previsto no artigo 248º do Código de Valores Mobiliários, informamos que o Novo Banco concluiu a alienação da participação accionista de 36,65% no capital social da plataforma de contratação electrónica Vortal S.G.P.S., S.A. ao fundo Vallis Sustainable Investments I, SCA, SICAR", indica o comunicado do banco.

 

Na nota, divulgada esta quinta-feira 12 de Outubro, a instituição financeira presidida por António Ramalho (na foto) não faz considerações sobre o preço e, ao Negócios, a assessoria de imprensa também não o especificou. Haverá, contudo, impacto nos rácios que medem a solidez do banco.

 

"A conclusão da transacção nos termos acordados tem um impacto marginalmente positivo no rácio de capital Common Equity Tier I do Novo Banco", continua o comunicado.

 

Este era um activo do Novo Banco herdado do Banco Espírito Santo (da Espírito Santo Tech Ventures) e que é vendido no âmbito do "processo de desinvestimento de activos não estratégicos" a que o banco se comprometeu.

 

A Vortal não especifica a actual estrutura accionista no seu site. O Público noticiou em Setembro de 2015 que o fundo Vallis comprou, aí, 17,6% da empresa. Os grupos construtores Mota-Engil, Somague e Soares da Costa faziam parte da estrutura accionista, tal como a PT Prime.

Entretanto, o fundo Vallis, além de adquirir a posição do Novo Banco, disse ao Negócios que também comprou participação a outros dois accionistas privados, não identificados, o que perfaz 41%, a que somam os 17,6% já existentes: assim, no total, o fundo é dono de cerca de 59%. 

Não foi possível, ainda, entrar em contacto com a Vortal para tentar perceber qual a composição accionista neste momento. O presidente executivo é Rui Dias Ferreira.

 

A informação sobre a alienação desta participação ao fundo de "private equity" Vallis, liderado por Eduardo Rocha, ocorre quando está por dias a própria venda do Novo Banco ao fundo de "private equity" americano Lone Star. 


(Notícia actualizada com mais informações às 14:47 de 13 de Outubro com mais informações)

Ver comentários
Saber mais Novo Banco Banco Espírito Santo Vallis Sustainable Investments I Vortal S.G.P.S. S.A. Vortal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio