Notícia
Novo Banco encaixa 145,8 milhões com venda da operação na Ásia
A venda do Novo Banco Ásia já foi concretizada. A instituição liderada por António Ramalho arrecada 145,8 milhões com a alienação de 75%. Rácio de solidez do Novo Banco sobe 0,25 a 0,3 pontos percentuais com a operação.
O Novo Banco arrecadou 145,8 milhões de euros com a venda de 75% da operação que tem na ásia "a um grupo de investidores liderado pela Well Link Group Holdings Limited, sociedade com sede em Hong Kong", anunciou a instituição em comunicado publicado no site da CMVM, esta quarta-feira, 24 de Maio.
A conclusão do negócio, cujo acordo inicial foi anunciado no início de Agosto do ano passado, vai permitir ao Novo Banco reforçar os rácios de solidez mais exigentes em 0,25 a 0,3 pontos percentuais. No final de Março, a instituição tinha um rácio de capital mais exigente ("common equity tier one") de 10,8%.
"O acordo de venda assinado prevê ainda um conjunto de opções de compra e venda, com condições já acordadas, que cobrem os restantes 25% e são exercíveis num prazo até 5 anos perfazendo um preço total para os 100% de 183 milhões de euros", adianta a nota do banco liderado por António Ramalho.
O NB Ásia, sedeado em Macau, é uma das várias operações internacionais que o Novo Banco pretende vender. Também o BICV de Cabo Verde e o francês BES Vénétie estão em processo de alienação, tal como a seguradora GNB Vida.
(Notícia actualizada às 17:53 com informação sobre o rácio de capital actual do Novo Banco)