Notícia
Novo Banco arranca com venda da GNB Seguros Vida
A seguradora, que esteve para ser vendida em 2015, tem activos de mais de 5 mil milhões de euros.
O Novo Banco arrancou com o processo de venda da seguradora GNB Seguros Vida, tendo iniciado formalmente o processo de contactos, noticiou a Reuters.
"O Novo Banco iniciou formalmente o processo de contactos para a venda da sua seguradora GNB Vida assegurando a realização de um contrato de distribuição de longo prazo em exclusividade", disse à Reuters o porta-voz da instituição financeira.
Segundo a mesma fonte, o "processo de contactos está a ser assessorado pela consultora Delloite".
O processo de venda de activos é determinante para o Novo Banco fechar a oferta de compra de dívida, já que o pagamento aos credores será feito em dinheiro.
A venda desta seguradora está em cima da mesa desde 2015, poucos meses depois da constituição da instituição financeira que resultou da resolução do BES. No final de 2014 a seguradora esteve para ser vendida, depois dos testes de stress terem identificado uma escassez de capital no banco, mas o Banco de Portugal optou pela transferência de obrigações para o BES.
A venda da GNB Vida voltou a ser notícia este ano, tendo o Negócios noticiado em Abril que a operação seria o primeiro teste ao mecanismo de partilha de riscos acordado entre a Lone Star e o Fundo de Resolução. A alienação está a ser preparada desde essa altura, sendo que a concretização só deverá ser concretizada depois de o fundo norte-americano controlar o Novo Banco.
Em Abril, na apresentação de resultados do primeiro trimestre, o CEO do Novo Banco afirmou: "já temos um processo organizado de venda em curso", estimando que a venda estaria concretizada este ano.
A venda deverá representar uma menos-valia para o banco, que já registou uma provisão de 135 milhões para reconhecer a desvalorização deste activo.
A seguradora tem activos avaliados em mais de 5 mil milhões de euros, com fonte oficial do banco a assinalar que é "a última seguradora disponível com acesso a uma rede bancária de referência".
Segundo a Reuters, a GNB Seguros Vida terminou o ano de 2016 na nona posição no mercado do Ramo Vida em Portugal com uma quota de mercado de prémios de 2,3%, versus a quarta posição e uma quota de 5,4% em 2015, segundo o relatório e contas da seguradora.
A GNB Seguros Vida teve um prejuízo de 85,5 milhões de euros em 2016.