Notícia
Northern Rock paga 270 milhões a clientes por erro
Mais de 150 mil clientes do Northern Rock vão receber um presente de Natal adiantado, mais concretamente 1.800 libras, em média.
Este pagamento compensatório teve origem num erro administrativo, mais precisamente numa falha nas regras de crédito, que data de 2008. A falha registada deixou o ministro da Economia inglês, George Osborne, irritado, pois, de acordo com Sajid Javid, secretário económico do Tesouro, o Estado terá custos na ordem dos 270 milhões de libras (375 milhões de euros).
Javid constatou que o erro não levou a que os clientes do banco tivessem pago mais taxas, mas que isto se deveu à falta de informação prestada, ou escrita de forma incorrecta. Este engano aplica-se somente aos clientes que fazem parte do UK Asset Resolution, que inclui uma parte do banco que ainda é do Estado.
Os 152 mil clientes afectados são, maioritariamente, compradores de casas que realizaram créditos bancários que lhes permitiam alavancar os seus empréstimos até 125% do valor das suas propriedades. Contudo, o Departamento de Comércio Justo afirmou não estar a par de mais nenhuma brecha, de qualquer outro banco, após 2008.