Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lesados do Banif voltam às ruas na próxima segunda-feira

A antiga sede do banco na Madeira, agora transformada em Santander, será o palco dos principais protestos. Os lesados exigem uma maior atenção do Governo à sua situação.

Rui Silva
11 de Fevereiro de 2016 às 12:15
  • 1
  • ...

Os lesados do Banif vão voltar às ruas do Funchal. O protesto está marcado para a próxima segunda-feira, 15 de Fevereiro.

A Manifestação terá início pelas 11:30, em frente à agência Santander da Rua João Tavira, a antiga sede do Banif na Madeira.


"Queremos que os políticos vejam a situação das nossas poupanças" explicaram os lesados do Banif em comunicado. Uma situação que se torna mais grave num momento frágil da economia portuguesa, reforçam.  

No mesmo documento, pedem aos Governos da Madeira e Açores para fazerem "diligências urgentes que protejam a sua população e os graves acontecimentos que têm sucedido com os lesados".

O grupo dá conta que existem cerca de cinco mil pessoas afectadas com esta situação, apenas nos dois arquipélagos.


Na página do Facebook estão marcadas outras duas acções. Na sexta-feira, 12 de Fevereiro, em São Miguel, Açores. E na terça-feira, 16 de Fevereiro, no Ibis José Malhoa, em Lisboa. Esta última tem como ponto da ordem de trabalhos a constituição de uma associação.

ATENÇÃO!INFORMAÇÃO sobre eventos - IMPORTANTE -> MANIFESTAÇÃO - Segunda-Feira dia 15 de FevereiroMadeira - Funchal...

Publicado por Lesados BANIF em Quarta-feira, 10 de Fevereiro de 2016


Por sua vez, os lesados nos Açores já anunciaram a criação de uma associação na passada sexta-feira, 5 de Fevereiro.

A 20 de Dezembro, Governo e Banco de Portugal anunciaram a resolução do Banif, com a venda da actividade bancária ao Santander Totta por 150 milhões de euros. A transferência de outros activos, incluindo os considerados "tóxicos", passou para a nova sociedade veículo Oitante.


A resolução foi acompanhada de um apoio público de 2,25 mil milhões de euros. A este somam-se duas garantias bancárias do Estado no total de 746 milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais Banif Madeira Açores Santander Totta economia negócios e finanças serviços financeiros banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio