Notícia
Lesados do BES já receberam mais de 200 milhões de euros
A segunda prestação, no valor de 76 milhões de euros, foi paga esta sexta-feira. Lesados já receberam mais de 70% do total.
O Ministério das Finanças anunciou esta sexta-feira que os lesados do papel comercial do BES receberam hoje a segunda prestação, no valor de cerca de 76 milhões de euros, ao abrigo dos respetivos contratos de adesão ao Fundo de Recuperação de Créditos.
Em comunicado, o ministério de Mário Centeno adianta que até junho de 2020 será paga a terceira (e última) prestação, que tal como à segunda foi "concedida uma garantia até um máximo de 152,8 milhões de euros, parcialmente executada este ano".
Com o pagamento de hoje, os lesados do BES já receberam um total de 203 milhões de euros, o que representa mais de 70% dos 286 milhões de euros que vão ser devolvidos e pagos pelo fundo de recuperação de créditos gerido pela Patris.
Os clientes com aplicações até 500 mil euros recebem 75% do seu investimento até um máximo de 250 mil euros. As colocações superiores a 500 mil euros vão ser devolvidas em 50% do seu valor.
O fundo de recuperação de créditos constituído para ressarcir estes investidores não foi reconhecido como credor pela comissão liquidatária do BES, pelo que o Estado poderá ter de cobrir a totalidade das indemnizações aos lesados do papel comercial das empresas do Grupo Espírito Santo (GES).